Construtora Barbosa Melo fortalece a Cultura de Cibersegurança

Em parceria com a Cisco, a organização mineira desenvolveu iniciativa interna para explicar aos colaboradores a importância da privacidade de dados por meio de palestras, que rendeu uma devolutiva positiva dos participantes. Estudo de Caso foi apresentado nesta terça-feira (23) na edição regional do Security Leaders, em Belo Horizonte

Compartilhar:

O Dia Internacional da Segurança da Informação é comemorado em 30 de novembro e a data representa um momento importante para diversas reflexões diante de alguns desafios que o segmento enfrenta. E para propagar ainda mais conhecimento e conscientização em torno do assunto, a Construtora Barbosa Melo, empresa mineira e do setor de construção civil, promoveu internamente algumas iniciativas.

 

Em parceria com a Cisco, a empresa lançou uma iniciativa de conscientização interna para reforçar a importância da privacidade de dados entre seus colaboradores. O case foi destaque no palco da edição regional do Security Leaders, realizada ontem (23) em Belo Horizonte.

 

Denis Gustavo Pena, Gerente de Infraestrutura da empresa, destaca que o objetivo principal era sensibilizar sobre a privacidade de dados, especialmente para aqueles fora do departamento de TI, que demonstraram grande engajamento e preocupação com o tema. “O conteúdo foi apresentado de maneira simples, abordando a importância das senhas, por exemplo, para garantir que todos os colaboradores compreendessem sua relevância”, explica Pena durante o evento em Belo Horizonte.

 

A empresa também está engajada com práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), integrando a segurança da informação (SI) em seu planejamento estratégico. “Realizamos um ciclo extenso de palestras sobre o tema, em colaboração com o setor de compliance, reforçando que os colaboradores, embora sejam o elo mais fraco, são igualmente o mais crucial, susceptíveis a erros como cair em golpes de engenharia social”, afirma Pena.

 

A organização reconhece a necessidade de integrar a segurança de maneira transversal, não limitando a responsabilidade apenas ao departamento de SI. “Durante as apresentações, tivemos a participação de 300 pessoas, o que demonstrou uma adesão significativa. O tempo de apresentação foi prolongado devido ao interesse e interação dos participantes, com uma extensa fila de perguntas”, relata Pena, satisfeito com o resultado.

 

Este esforço de conscientização pela Construtora Barbosa Melo reflete a importância de encarar a segurança da informação como um compromisso contínuo e integrado ao DNA corporativo, garantindo resiliência e proteção contra ameaças digitais crescentes.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

AT&T comunica acesso indevido aos dados dos clientes

Registros de chamadas telefônicas e mensagens de texto de quase todos os clientes foram baixados ilegalmente. Em nota, a companhia...
Security Report | Destaques

“Transparência é o fator-chave da relação entre SI e empresa”, afirma Gil Vega, CISO da Veeam

O atual líder de Segurança da Informação da vendor falou com exclusividade à Security Report sobre sua trajetória em diversos...
Security Report | Destaques

BRASPRESS retoma funcionamento do site oficial após ataque de ransomware

Incidente que causou a parada de diversos sistemas operacionais da companhia se deu ainda no começo dessa semana, e forçou...
Security Report | Destaques

Problemas técnicos causam perda de dados de 39 mil chaves Pix da 99Pay

Incidente ocorrido entre 26 de junho e 2 de julho desse ano foi revelado pelo próprio Banco Central do Brasil...