Como evitar golpes em aplicativos bancários pelo celular

Especialista em cibersegurança dá dicas para deixar o celular mais seguro e evitar possíveis fraudes em caso de roubo

Compartilhar:

Com a pandemia, muitas pessoas deixaram de ir aos bancos presenciais e aderiram aos aplicativos para realizarem transferências, pagamentos ou até mesmo consultar o saldo da conta. Com o aumento do uso do celular para essa função, muitos criminosos estão aproveitando o momento para aplicar golpes. De acordo com um estudo da TransUnion, as tentativas de fraudes digitais contra empresas de serviços financeiros aumentaram em 612% no Brasil. A pesquisa afirma ainda que o principal tipo de golpe é o roubo de identidades, fraude de cadastro e a apropriação indevida de contas.

 

Thiago Bordini, professor coordenador da pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda a troca periódica das senhas. “Ressaltamos também a importância de ativar a autenticação em dois fatores em todos os aplicativos que permitem esse tipo de segurança. Além disso, não permita que pessoas desconhecidas te adicione em grupos de mensagens”, explica.

 

O especialista elencou algumas dicas de segurança em caso de roubo do aparelho celular:

 

• Ative PIN do chip do celular: com uma senha de quatro a seis dígitos (depende da operadora), o usuário evitará que o criminoso tenha acesso às informações do chip roubado em outro aparelho, já que, ele solicitará o PIN para desbloqueio dos dados. Isso evita o envio de tokens por SMS, por exemplo, para desbloqueio da conta bancária.

 

•  Aplicativos para exclusão de dados: instale no celular aplicativos que permitem a exclusão de dados do dispositivo. Após o roubo, basta ativar esse aplicativo de forma remota que chega um SMS para o aparelho roubado com um código e ele faz a exclusão dos dados do celular remotamente e sem a necessidade da internet.

 

• Não deixe salvo informações bancárias: por conta da facilidade, muitos usuários deixam informações como agência, conta e até mesmo senhas salvas para um próximo acesso. A recomendação é limpar esse histórico de dados, além de apagar os SMS recebidos pela instituição financeira. Esse processo evita que outras pessoas usem as informações de forma indevida.

 

•  Desative as informações de tela: existem muitos aparelhos que, mesmo com a tela bloqueada, é possível visualizar o conteúdo da mensagem na tela. Configure o celular para que seja exibido apenas a informação que chegou uma nova mensagem, sem a apresentação do conteúdo.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

73% dos brasileiros já caíram em phishing, afirma pesquisa

Pesquisa mostra que em apenas um ano, o Brasil registrou 553 milhões de ataques de phishing, uma média de 1,5...
Security Report | Overview

ANPD se reúne com órgão britânico para discutir proteção de menores na rede

ANPD marca encontro com agência reguladora internacional para discutir implementação do ECA Digital e reforçar medidas de proteção para crianças...
Security Report | Overview

Valid melhora em 72% seus indicadores contra ataques de phishing

Em apenas seis meses, projeto vem promovendo uma mudança cultural significativa, engajando colaboradores e fortalecendo a resiliência digital da empresa...
Security Report | Overview

Ataques cibernéticos globais disparam com avanço do ransomware e GenAI, afirma estudo

Relatório indica uma média de 1.938 ciberataques semanais por organização no mundo, com um aumento de 48% nos ataques de...