Combate ao ransomware precisa unir CISOs e DPOs

Sem estratégias unificadas de gestão de informações e Cyber, nenhum ativo permanecerá totalmente seguro. Durante webinar, o Gerente de Engenharia de Sistemas da Veeam, Diego Wachholz, sugere mais aproximação entre a proteção de dados e a SI para garantir backups seguros e processos eficientes

Compartilhar:

Nos dias atuais, os riscos relacionados ao ransomware e à proteção de dados se tornaram complementares e indivisíveis. Por isso se tornou dever das Lideranças de Cyber criarem boas práticas com esses dois temas unidos em um único planejamento. Esse foi o tema tratado no webinar organizado pela Veeam no dia de hoje (27).

Na apresentação, o Manager Systems Engineer LATAM, Diego Wachholz, abordou as descobertas feitas em dois estudos da Veeam sobre os avanços do ransomware e as novas tendências de Data Protection. Através delas, o especialista citou formas de se defender desses ataques e seguir para a retomada mais segura das operações empresariais.

No estudo “Tendências do Ransomware 2023”, a Veeam calculou 93% dos ataques envolvendo esse malware mirando especificamente os repositórios de backup, com 32% dos incidentes bem-sucedidos comprometendo a maioria ou todo o conteúdo armazenado nesses sistemas. Esse tem sido um dos maiores focos de preocupação tanto de DPOs quanto de líderes de SI.

“Nesse contexto, é recomendável aplicar massivamente recursos de imutabilidade para isolar os backups e evitar o comprometimento de grandes parcelas de dados pelo cibercriminoso. As soluções mais largamente usadas são nuvens adaptadas com ferramentas de isolamento e backups como serviços” explicou Wachholz.

Outra preocupação importante é evitar reinfecções no momento da retomada dos registros criptografados. A melhor forma de evitar isso é restaurar os ativos em ambientes sandbox isolados, permitindo-os serem escaneados exaustivamente em busca de eventuais resíduos de malwares.

“Se 44% das empresas de fato usaram essa prática, as outras 56% apenas devolveram o material para o sistema central, geralmente rodando apenas uma verificação de Segurança. Isso faz as corporações correrem o risco de um novo incidente, pois um escaneamento nessas circunstâncias dificilmente garantirá Segurança total das informações”, continuou Wachholz.

Alinhamento entre CISOs e DPOs

A falta de alinhamento organizacional nas companhias, especialmente entre as equipes de Data Protection e Cyber Security, é um dos motivos desse tipo de reinfecção. Devido a essa demanda, o mercado tem assistido a um crescimento de C-Levels agregando ambas as funções de DPO e CISO.

Apenas 9% dos CISOs creem não haver necessidade de grandes mudanças nas empresas para que os dois setores estejam plenamente alinhados. Por isso, Proteção de dados e Cyber precisam se alinhar atrás de uma mesma estratégia. Hoje ainda há muita separação entre os dois times, e esse panorama precisa mudar se quisermos ter uma estratégia de sucesso contra o ransomware” afirmou o executivo.

De acordo com Wachholz, é comum ao mercado não se dar conta de que o assunto central da Cibersegurança é a gestão de risco dos dados, sendo obrigação dos CISOs definir quais deles serão aceitos, quais serão mitigados e quais devem ser eliminados. Isso obedece à uma lógica de equilíbrio entre a probabilidade de ocorrência e o eventual impacto do incidente. “Podemos ver riscos cujo impacto seria enorme para a companhia, mas a probabilidade de ele ocorrer é muito baixa. Nesse caso, vale a ponderação se ele deve ser corrigido por completo ou se apenas a mitigação poderia sanar o problema. Assim, a estratégia do gestor de Cyber deve contemplar o tamanho do risco e o que ele pode causar de danos”, explicou Wachholz.


Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...