A escalada de crimes cibernéticos segue em ritmo acelerado nos últimos anos, ganhando em organização, sofisticação e impacto. Esse cenário global afeta empresas, governos e indivíduos, como discutido por Clayton Soares, Head de Tecnologia & Inovação da Auto Peças Padre Cícero, durante a edição regional do Security Leaders Fortaleza 2024, realizada nesta quinta-feira (26).
Em sua palestra, Soares destacou a necessidade de mudança na mentalidade dos líderes de segurança. Ele defende que, embora a Segurança Cibernética deva continuar focando na prevenção de ataques, a Resiliência Cibernética deve ganhar espaço como prioridade. “A segurança cibernética se concentra na prevenção e proteção contra ameaças, mas a resiliência vai além, focando na capacidade de resistir, responder e recuperar o ambiente após um incidente”, explica.
Um ponto central da discussão foi o Painel de Incidentes da Security Report, que oferece um mapeamento atualizado de vazamentos e ciberataques no Brasil. Entre janeiro e agosto deste ano, 49 incidentes críticos foram registrados. “Estamos presenciando ataques frequentes em nossa cadeia de fornecedores, com impactos diretos e indiretos. Espionagem industrial, perdas financeiras e danos à reputação são ameaças reais para qualquer organização”, afirma Soares.
A solução, segundo ele, passa por preparar e treinar as equipes para lidar com incidentes inevitáveis. Clayton destacou quatro pilares estratégicos para alcançar a resiliência cibernética: avaliação contínua de riscos, planos de resposta a incidentes, automatização de processos com o uso de IA, e uma cultura de cibersegurança solidificada por programas de conscientização.
“Vocês estão preparados? A segurança cibernética, por si só, já não é mais suficiente”, provocou o executivo, reforçando a urgência de adotar práticas de resiliência para proteger negócios no longo prazo. O executivo estará na edição especial de 15 anos do Congresso Security Leaders, que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no WTC, em São Paulo. As inscrições estão abertas.