O grupo cibercriminoso Ragnar Locker anunciou nesta quinta-feira (01) em um comunicado publicado em um blog coletivo na Deep Web ter roubado dados de mais de 400 mil clientes da TAP Air Portugal. Nesta semana, a companhia área portuguesa confirmou que sofreu um ciberataque, informando que a ameaça foi bloqueada sem risco para a segurança de voo e nem evidências de um acesso indevido aos dados dos clientes.
“Há vários dias, a TAP Air Portugal fez um comunicado de imprensa onde afirmava com confiança que repeliu com sucesso o ataque cibernético e nenhum dado foi comprometido (mas temos algumas razões para acreditar que centenas de gigabytes podem estar comprometidos)”, apontou o grupo de cibercriminosos.
Em novo comunicado divulgado nesta sexta-feira (02), a companhia confirmou ter conhecimento da publicação e ressaltou que as investigações seguem em curso com apoio de terceiros. “A TAP continua a adotar, com o apoio de uma entidade internacional externa e em articulação com as autoridades, todas as medidas de contenção e remediação adequadas à proteção da empresa e dos seus clientes”, diz nota no Twitter.
Além disso, o grupo de cibercriminosos alegou também que este fato poder ser “um dos maiores leaks [fugas] de informação” da história da indústria da aviação, com impactos econômicos para a TAP, inclusive, uma pesada multa por parte do regulador.
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*Com informações da CNN Portugal