Cibercrime acessa dados da vacina Pfizer/BioNTech

Agência Europeia de Medicamentos virou alvo de hackers e arquivos sigilosos foram acessados ilegalmente. Mesmo com ataque cibernético, agência reguladora diz que não haverá impacto no cronograma de revisão

Compartilhar:

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) foi alvo de ataque cibernético nesta quarta-feira (09), incidente que resultou no acesso ilegal de informações da vacina contra a Covid-19, fabricada pelos laboratórios Pfizer e BioNTech. De acordo com o comunicado da EMA, o caso está sendo investigado por entidades e autoridades policiais.

 

O que mais preocupa nesse ataque é o acesso a informações sigilosas da vacina, arquivos com dados de taxa de eficácia, riscos e distribuição, por exemplo. Outro ponto de impacto é no prazo de aprovação da vacina, mas a EMA garantiu que o ataque cibernético não atrasará o cronograma de revisão, previsto para o final de dezembro.

 

Em comunicado conjunto, Pfizer e BioNTech informaram que o ataque atingiu servidores da EMA e que nada foi afetado nos servidores das empresas, tão pouco dados dos voluntários clínicos. Ambas esperam que os arquivos da vacina contra a Covid-19 enviados à EMA sigam o curso normal de aprovação.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado da Pfizer/BioNTech (tradução livre):

 

Hoje, fomos informados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) que a agência foi sujeita a um ataque cibernético e que alguns documentos relacionados à submissão regulatória da vacina candidata COVID-19 da Pfizer e da BioNTech, BNT162b2, que foi armazenada em um Servidor EMA, foi acessado ilegalmente.

 

É importante observar que nenhum sistema BioNTech ou Pfizer foi violado em conexão com este incidente e não temos conhecimento de que qualquer participante do estudo tenha sido identificado por meio dos dados acessados.

 

No momento, aguardamos mais informações sobre a investigação da EMA e responderemos de forma adequada e de acordo com a legislação da UE. A EMA nos garantiu que o ataque cibernético não terá impacto no cronograma de sua revisão.

 

Dadas as considerações críticas de saúde pública e a importância da transparência, continuamos a esclarecer todos os aspectos do desenvolvimento de vacinas e processos regulatórios.

 

Nosso foco permanece firme em trabalhar em estreita parceria com governos e reguladores para levar nossa vacina COVID-19 a pessoas ao redor do mundo da maneira mais segura e eficiente possível para ajudar a pôr fim a esta pandemia devastadora.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...