Ciberataque paralisa hotéis e cassinos da MGM

Segundo informações, os serviços de hospedagem e jogos ficaram inoperantes nas instalações de Las Vegas. Em comunicado oficial, a rede de entretenimento informou ter iniciado todos os processos investigativos para retomar a normalidade das operações

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A rede de hotéis norte-americana MGM Resorts International desativou parte de seus sistemas digitais devido a um incidente cibernético ocorrido no início desta semana. Diversos serviços e atividades da companhia foram impactadas pela ocorrência e, segundo reportou a NBC News, as dificuldades podem ter se espalhado pelas propriedades da organização nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a matéria, serviços de hospedagem, jogos e entretenimento enfrentaram problemas de funcionamento nas instalações da MGM Resorts em Las Vegas, paralisando as reservas nos hotéis e as máquinas dos cassinos. Problemas cibernéticos também foram relatados em Maryland, Massachusetts, Michigan, Mississippi, Nova Jersey, Nova York e Ohio.

Até o momento, os websites da companhia também estão fora do ar, apenas oferecendo indicações aos clientes de como contactar os serviços essenciais da rede, através de telefones, aplicativos e sites terceirizados.

Em primeira nota publicada nas redes sociais, a MGM confirmou o problema de Cibersegurança como a causa da paralização. Sem dar muitos detalhes, a empresa informou estar investigando o caso junto a especialistas externos para definir o quanto antes a natureza e a extensão do evento. A organização também já alertou as autoridades a respeito do ocorrido.

“Notificamos os agentes da lei e tomamos medidas imediatas em favor de proteger nossos ambientes e dados, incluindo desativando alguns deles”, continuou o posicionamento.

Posteriormente, a corporação emitiu uma atualização, dizendo que os resorts voltaram a operar os serviços de jantar, entretenimento e jogos. A segunda mensagem ainda reafirma a disponibilidade dos times de Recepção dos hotéis para auxiliar os clientes como precisarem.

Como ainda informou a NBC News, a MGM já havia sido alvo de outro ciberataque, ocorrido em 2019 e reportado apenas um ano depois. Na ocasião, cerca de 10,6 milhões de clientes tiveram dados vazados e vendidos em fóruns da Dark Web, frutos de um vazamento dos servidores cloud da rede de hotéis. A empresa se pronunciara então, afirmando que entrou em contato com os clientes afetados visando lhes dar o suporte adequado.

Ao final do ano passado, o Gaming Control Board de Nevada, órgão responsável por gerir políticas de responsabilidade no mercado de jogos de azar no estado, aprovou uma série de medidas de restrição de Cibersegurança, com o objetivo de elevar a maturidade cibernética no setor. A reportagem ressalta entre as políticas uma janela de três dias para as companhias de entretenimento reportarem qualquer invasão.

A Security Report publica na íntegra os comunicados divulgados pela MGM em suas mídias sociais:

“Recentemente, a MGM Resorts identificou um problema de Cibersegurança afetando alguns sistemas da companhia. Prontamente após detectar o incidente, nós rapidamente iniciamos uma investigação com assistência dos principais especialistas externos em Segurança Cibernética. Também notificamos as autoridades e tomamos ações imediatas de proteção dos nossos ambientes e dados, incluindo desativando alguns deles.

Nossa investigação está em andamento, e estamos trabalhando diligentemente para determinar a natureza e o escopo desse assunto.”

“Como atualização do nosso comunicado anterior, nossos resorts, incluindo jantar, entretenimento e jogos estão, neste momento, operacionais, e continuam a oferecer as experiências pelas quais a MGM é conhecida. Nossos hóspedes seguem possibilitados de acessar seus quartos e nossos funcionários da Recepção estão prontos para auxiliá-los como precisarem. Agradecemos sua paciência.”

*Com informações da NBC News e da Agência Reuters


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