Ciberameaças crescem significativamente no primeiro semestre

Estudo da SonicWall aponta aumento massivo de malware, ataques criptografados e ransomware; conhecer ameaças é imprescindível para a luta contra organizações cibercriminosas; acesse o relatório completo

Compartilhar:

As ameaças cibernéticas cresceram substancialmente durante o primeiro semestre deste ano. A informação foi revelada recentemente pelo novo Relatório de Ciberameaças da SonicWall 2018, que apontou um aumento significativo no volume de malware, em ataques de ransomware e em ações maliciosas criptografadas.

O volume de malware não mostrou sinais de diminuição durante o primeiro semestre de 2018 e continua crescendo desde os níveis recordes de 2017. Foram registrados 5,99 bilhões de ataques de malware durante os dois primeiros trimestres do ano. Nesse mesmo período, em 2017, a SonicWall registrou 2,97 bilhões de ataques desse tipo.

Já os ataques de ransomware – que tiveram uma queda significativa de 645 milhões para 184 milhões entre 2016 e 2017 – voltaram com força total. Somente nos primeiros seis meses de 2018, já somam a quantia de 181,5 milhões de ataques, representando um aumento de 229% em relação ao mesmo período de 2017.

Os pesquisadores da SonicWall também constataram que os ataques criptografados estão crescendo massivamente, acompanhando o uso cada vez mais crescente de criptografia. Em 2017, a companhia relatou que 68% das sessões foram criptografadas pelos padrões SSL/TLS. Nos seis primeiros meses de 2018, 69,7% das sessões estão utilizando criptografia. Ataques criptografados aumentaram 275% em comparação com este período em 2017.

É diante desse contexto que a inteligência sobre ameaças cibernéticas é uma arma fundamental na luta das empresas contra organizações criminosas. Desde os anos 90, a SonicWall tem usado o aprendizado de máquina para coletar, analisar e alavancar dados de ameaças cibernéticas.

Esse compromisso com a inovação e tecnologias emergentes é parte dos fundamentos que ajudam a fornecer inteligência acionável sobre ameaças, segurança eficaz e soluções de detecção e prevenção automatizada de violações em tempo real para nossos parceiros e clientes globais”, afirma Bill Corner, CEO da SonicWall.

Os dados da nova versão do Relatório foram coletados pela SonicWall Capture Threat Network e reúnem informações de dispositivos e recursos globais, incluindo mais de 1 milhão de sensores de segurança em quase 200 países e territórios.

Para ter acesso ao estudo completo e ver como as ameaças evoluíram nos últimos seis meses, acesse o Relatório de Ameaças Cibernéticas 2018 da SonicWall, clicando aqui.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Gap de talentos e volume de ameaças são alguns dos riscos mais comuns nas empresas

Baixa maturidade em Cibersegurança, volume massivo de ataques, proteção insuficiente na nuvem, são alguns dos sinais de alerta que precisam...
Security Report | Overview

Ciberameaças com IA podem alcançar o setor imobiliário em 2026?

O Boletim de Segurança divulgado antecipa ataques mais profissionais, aumentando a fraude com NFC e trojan bancários distribuídos pelo WhatsApp
Security Report | Overview

Instituto Martec fortalece educação em Cibersegurança com nova parceria

Colaboração entre organizações busca capacitar jovens de baixa renda e promover cultura de segurança no ambiente on-line
Security Report | Overview

ANPD divulga iniciativa para esclarecer conceitos do ECA Digital

Iniciativa busca eliminar dúvidas e ambiguidades de terminologia do recém-sancionado ECA Digital, a fim de garantir a aplicação segura da...