A Netskope acaba de lançar o Netskope Advanced Analytics, um serviço interativo de análise de dados com dashboards detalhados e relatórios sobre a utilização da nuvem e da web. A novidade chega ao mercado para ajudar na compreensão e mensuração dos riscos nas empresas, otimizando a tomada de decisões e os níveis de segurança.
O papel das equipes de cibersegurança está se transformando, com as aplicações e os dados se movendo para fora do perímetro corporativo tradicional. Hoje, a área de superfície das aplicações ultrapassa as fronteiras da empresa para incluir milhares de apps de terceiros, entre SaaS, nuvem e web. De acordo com o Cloud and Threat Report da Netskope divulgado em agosto, as grandes organizações utilizam mais de 7 mil apps na nuvem e houve um aumento de 161% nas visitas a sites e apps de risco durante o primeiro semestre de 2020. Essa mudança de comportamento do usuário traz desafios para as equipes de segurança ao compreender e entregar análises precisas, fundamentais para garantir a proteção dos usuários e dos dados das empresas.
O Netskope Advanced Analytics é um serviço de análise para business intelligence e big data, oferecendo às empresas recursos de visualização dinâmica em tempo real de sua postura de risco na nuvem, para aplicativos de terceiros, usuários e dados. Com o auxílio da Netskope Security Cloud, as equipes de segurança podem extrair insights valiosos e personalizar relatórios com facilidade para fornecer detalhes relevantes para cada empresa.
Além disso, o Advanced Analytics combinado com o Netskope Next-Gen Secure Web Gateway (SWG), fornece visibilidade no uso de aplicações com mais de 500 campos de metadados da nuvem e da web. Diferentemente de recursos legados de segurança, o Netskope Advanced Analytics é uma plataforma analítica intuitiva que reduz a dependência de ferramentas externas de Business Intelligence (BI). Essa vantagem permite que as equipes de TI obtenham as informações necessárias, identifiquem tendências e mantenham o foco nas áreas de risco e nos detalhes.
“À medida que as empresas transferem suas aplicações do data center para a nuvem, as equipes de TI enfrentam um novo cenário de ameaças e desafios. Elas precisam gerenciar riscos e aplicar controles que garantam a segurança dos dados corporativos, pois o número crescente de usuários remotos torna o perímetro da rede tradicional irrelevante. Esses fatores criam novos pontos cegos para a equipe de segurança, e os stakeholders precisam de informações precisas para proteção dos usuários e dados”, explica John Martin, diretor de Produtos da Netskope.
As principais vantagens do Advanced Analytics incluem:
Dashboard CxO: fornece uma visão geral dos principais indicadores de performance do programa de segurança dos clientes. Projetado para ser de fácil compreensão, com intuito de manter a gerência executiva informada sobre a postura de segurança da empresa.
Dashboard de Risco de Dados: permite que as equipes saibam onde estão os dados da empresa, os riscos associados às aplicações que as organizações utilizam e a efetividade das políticas de segurança envolvendo todas as capacidades de proteção de dados da Netskope Security Cloud.
Uso da nuvem e SaaS e Dashboard de Riscos: As aplicações utilizadas no ambiente corporativo podem mudar rapidamente e os profissionais de segurança precisam de avaliações precisas sobre o que está acontecendo. Esse recurso permite o monitoramento da adoção de aplicações, identificação do potencial de risco e implementação de políticas adequadas para adoção segura de acordo com as necessidades das empresas.
Dashboard de ameaças habilitado para web e nuvem: As ameaças na nuvem modificam a abordagem de segurança das empresas. Em vez de apenas bloquear sites inadequados, é preciso ter profundo conhecimento de como as aplicações na nuvem são utilizadas e quem as acessa. O Advanced Analytics fornece uma visão clara das ameaças aos usuários e aos dados de forma detalhada para auxiliar nas investigações.