Cenibra reforça estratégia de backup e Cyber Recovery

A empresa reforçou projetos de Segurança da Informação em parceria com a Dell Technologies com objetivo de garantir proteção dos dados e rápida recuperação de acordo com padrões internacionais como o NIST

Compartilhar:

A gigante na fabricação de celulose e fibra, a Cenibra estava diante de um grande desafio na área de Cyber Security: a necessidade de reforçar suas capacidades de proteção e recuperação de acordo com o 5º Pilar do Plano Nacional Segurança Cibernética do Instituto de Padrões e Tecnologia (NIST). Para auxiliar nesta jornada tecnológica, a companhia contou com a parceria da Dell Technologies no projeto de backup e proteção contra ameaças sofisticadas, isolando os dados de ataques ransomware, por exemplo.

Em entrevista à Security Report, Miguel Antunes, Coordenador de Infraestrutura e Tecnologia da Cenibra, comenta que, em 2021, a companhia iniciou um processo de refresh no Data Center e encontrou na solução Dell PowerProtect os recursos necessários para atender as demandas internas.

“Trabalhamos em toda reestruturação da infraestrutura de hardware e backup. Contávamos com uma solução de recuperação, mas não atendia mais nossas necessidades. Foi então que fechamos parceria com a Dell, que se apresentou como a empresa mais aderente aos nossos processos”, destaca Antunes durante o evento Dell Technologies Forum, realizado nesta terça-feira (19), em São Paulo.

Além disso, a Cenibra também precisava de uma estratégia de Cyber Recovery, o que logo foi solucionado junto ao time da Dell. Com os desafios superados, a Cenibra passou a proteger 100% de sua base produtiva em vários segmentos de dados. Com testes e simulações regularmente em pequenos ambientes sandboxes, o time de SI tem agora recursos para permitir mais proteção ao ambiente e à segurança de dados.

“Essa solução de Cyber Recovery é justamente para garantir que as empresas possam recuperar os dados e os sistemas em caso de violações. Constatamos, através do accelerator workshop da Dell, que a Cenibra possuía um nível de maturidade alto, mas que poderia ser melhorado”, explica Wellington Menegasso, Diretor de Vendas de Soluções de Proteção de Dados da Dell Technologies.

Ainda como benefícios, a companhia também observou melhora no desempenho com as janelas de backup diárias pretendidas. Isso garante que o processo seja protegido no menor tempo possível, minimizando a exposição e, em última análise, reduzindo o risco.  

Miguel Antunes, explica que não houve nenhuma resistência interna no início do projeto, uma vez que ocorreu um acordo com o board da companhia. “Além disso, o usuário final não sentiu nenhum impacto, pois a implantação foi totalmente transparente para os colaboradores”, pontua o executivo, reforçando ainda que o projeto se encontra 100% concluído.

Próximos passos

Já com uma visão de futuro, Antunes enfatiza que agora é preciso reforçar o ambiente implementado. A ideia é estabelecer junto à Dell Technologies a sustentação da ferramenta, garantindo assim que esse ambiente esteja sempre operacional e disponível caso seja necessária alguma intervenção.

“Um outro objetivo identificado durante o accelerator workshop foi a necessidade de um BIA (Business Impact Analysis) e como envolver outras áreas da empresa, vamos começar com uma análise de um BIA mais voltado para a Tecnologia da Informação. Com o apoio da Dell, vamos conseguir mensurar o impacto das aplicações com foco mais em TI”, completa Antunes.  

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...