Em fevereiro de 2025, o Brasil registrou 1.119.316 tentativas de fraude evitadas, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. De acordo com a pesquisa o número representa uma alta de 37,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, e marca o segundo mês consecutivo com mais de 1 milhão de tentativas identificadas. Os dados revelaram o equivalente a uma tentativa a cada 2,2 segundos.
“Estamos observando uma evolução significativa nas estratégias dos criminosos digitais, que agora utilizam inteligência artificial para aplicar golpes com técnicas cada vez mais sofisticadas, especialmente por meio de engenharia social hiperpersonalizada, o que dificulta ainda mais a identificação das fraudes pelas vítimas”, afirmou Caio Rocha, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian.
Na análise por modalidade, as fraudes evitadas por biometria facial e documentoscopia dispararam em alta de 78,1% em relação a fevereiro de 2024. Este tipo de autenticação representou 41,7% das tentativas, atrás apenas das verificações por inconsistências cadastrais (50,8%). Já a verificação de dispositivos respondeu por 7,5% dos casos.
A maior parte das tentativas foi direcionada ao setor de Bancos e Cartões, responsável por 54,3% dos casos. Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,8%), “Financeiras” (6,6%), “Telefonia” (5,6%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros no mês anterior.
Brasileiros na mira dos golpistas
O estudo mostrou o foco em perfis com maior poder de consumo e presença digital, ou seja, os fraudadores continuam priorizando cidadãos em fase de maior atividade econômica. Em fevereiro, 59,5% das tentativas de golpe evitadas atingiram pessoas de 26 a 50 anos. A população até 25 anos registrou 15,2% das diligências, seguido do recorte de 51 a 60 anos (13,4%) e de maiores de 60 anos (11,9%).
“O recorte por faixa etária reforça que os criminosos digitais direcionam seus ataques às pessoas com plena atividade econômica, que concentram boa parte das transações online. Mas é importante lembrar que nenhuma faixa etária está imune: jovens, adultos e idosos precisam estar atentos e conscientes sobre como proteger seus dados e evitar cair em armadilhas cada vez mais elaboradas”, alertou Rocha.
Fraudes por região
A pesquisa revelou que apesar da retração pontual em relação a janeiro, mês com o maior volume de fraudes evitadas da série histórica do Indicador, todas as Unidades Federativas apresentaram crescimento significativo na comparação com fevereiro de 2024. O Sudeste concentrou os maiores volumes absolutos: São Paulo liderou com 305.561 tentativas bloqueadas, seguido por Rio de Janeiro (105.102) e Minas Gerais (97.539). Juntos, esses três estados colocam a região como responsável por 47,2% de todas as ocorrências registradas no país no período.
Já os maiores aumentos percentuais vieram de estados das regiões Norte e Nordeste. O Amazonas registrou alta de 48,7%, seguido de perto por Pará (48,3%) e Roraima (46%). Na outra ponta do ranking, Paraná (33%), Distrito Federal (32,8%) e Santa Catarina (31,1%) apresentaram as menores variações anuais.
“As fraudes digitais seguem se intensificando com o uso de novas técnicas e tecnologias. Por isso, o investimento em soluções robustas, como biometria e validação de documentos, tem sido fundamental para proteger consumidores e empresas. A inovação constante nas camadas de segurança é a chave para manter as operações digitais seguras e eficientes”, completou o especialista.