Brasil está entre países mais afetados por fraude de identidade, alerta pesquisa

O levantamento observou um crescente desafio a partir do aumento desse tipo de golpe, que atingiu 92% em agosto de 2023

Compartilhar:

Proteger os seus dados nunca é demais. O Brasil ocupa a décima posição na lista dos países mais afetados por casos de fraude de identidade, representando 0,4% de todos os incidentes dessa natureza registrados em âmbito global.

Essa análise foi conduzida pela Sumsub e faz parte de um índice global de fraudes. Um dado relevante a ser destacado é que, em cada conjunto de 10 documentos fraudulentos pelo mundo, oito deles se referem a identidades, colocando as carteiras de identidade brasileiras entre as 10 mais falsificadas internacionalmente.

O alerta vem também da eBox Digital, com base em um levantamento que realizou junto com uma instituição financeira, na qual utiliza os serviços da mesma para identificação de fraudes.

A crescente ameaça diz respeito a fraudes de identidade, na qual contam um aumento alarmante de 92% detectadas em agosto de 2023, em comparação com julho do mesmo ano. Os dados revelam que, no período de janeiro a agosto de 2023, foram registradas 25.063 propostas de crédito, das quais 276 foram confirmadas como fraudes.

Dessas 276 fraudes, a maioria esmagadora, 74%, ocorreu em comprovantes de endereço, enquanto 24% envolveram falsificações de RG e 2% CNH. Além disso, a análise aponta que o estado mais afetado pelas fraudes é São Paulo, com impressionantes 73% do total, e, dentro do estado, a capital responde por 32% dessas ocorrências.

Esses números alarmantes destacam a importância do cuidado com os dados pessoais, uma vez que esses tipos de fraudes têm ganhado mais espaço no mercado, seja para obtenção de crédito ou até mesmo financiamento.

Em uma operação realizada para uma instituição financeira, a eBox Digital conseguiu prevenir mais de R$ 8 milhões em tentativas de fraude. Esses resultados demonstram a importância de utilizar tecnologias avançadas para garantir a autenticidade de documentos e evitar prejuízos financeiros significativos.

Com o aumento alarmante das fraudes, é imperativo que governos, instituições financeiras e empresas de tecnologia colaborem de forma proativa para combater essa questão, implementando soluções inovadoras e promovendo uma cultura de segurança digital no país.



Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Dia da Internet: Phishing e data leak são duas das maiores ameaças ao usuário

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, a crescente de tentativas de golpes no ambiente online também se torna uma realidade....
Security Report | Overview

Especialistas alertam para novos modelos personalizados de golpe com QR Code

Especialistas da Check Point Software identificaram novos ataques cibernéticos conhecidos por Quishing e explicam como evitar tais golpes...
Security Report | Overview

61% das empresas aumentarão investimento em Cloud Security, segundo relatório

As organizações participantes do estudo estimam que o aumento planejado dos investimentos em segurança na nuvem alcance os 37%, em...
Security Report | Overview

CTIR Gov emite recomendações de enfrentamento ao ransomware Black Basta

Em informe publicado no site oficial da organização, foram trazidas outras informações a respeito do malware, que tem mirado especificamente...