Banco Inter aposta em AI para prevenir fraudes em pagamentos

Plataforma digital será integrada à infraestrutura de TI com objetivo de oferecer modelos preditivos e recomendações de ameaças em tempo real

Compartilhar:

Diante de um cenário complexo no setor de Segurança da Informação, com avanço de fraudes e golpes virtuais, aumentar a maturidade relacionada à proteção das transações financeiras virou um dos principais objetivos das organizações, especialmente as do setor financeiro. É o caso do Banco Inter, que se encontrou na necessidade de elevar o nível de segurança dos serviços financeiros que são oferecidos aos clientes.

 

Para ajudar nessa implementação, o Banco Inter contou com a parceria da IBM que se colocou à disposição para entender os desafios e destacar a melhor solução. A tecnologia escolhida foi a IBM Safer Payments, uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial e que é capaz de analisar padrões de comportamento fraudulentos, construir e adaptar modelos preditivos de ameaças de fraude e recomendar respostas de contramedidas em todos os canais de pagamento.

 

Em entrevista para a Security Report, Ray Chalub, COO do Banco Inter, destaca que a ideia do projeto é trazer transparência na transação e que os produtos e serviços oferecidos pelo Inter tragam cada vez mais proteção aos clientes.

 

“Além de elevar o nível de segurança em nossos serviços, uma ferramenta com os recursos de Inteligência Artificial vai permitir uma análise em tempo real de situações diversas, fazendo com que os sistemas evoluam na medida em que vão sendo utilizados”, destaca COO do Banco Inter.

 

Para Marcela Vairo, diretora de Dados, Automação e AI Apps da IBM Brasil, um dos principais desafios do projeto é a integração, principalmente quando envolve diversas áreas de atuação. “O processo de aculturamento de uma nova ferramenta começa pelos usuários. Isso é importante que aconteça antes para que todo mundo esteja convencido e, na hora da execução, o processo fica mais fácil, garantido o sucesso no final”, comenta Marcela.

 

João Augusto de Almeida Neto, líder global de vendas para Safer Payments da IBM, acrescenta que o Banco Inter vem buscando soluções cada vez mais inovadoras e que alguns fatores foram fundamentais para a tomada de decisão.

 

“O primeiro deles é ter um sistema que possibilita trabalhar múltiplos canais com uma visão mais estratégica. O segundo é a capacidade de não depender do fornecedor, entregando ao usuário a condição de configurar e utilizar a ferramenta para suportar outros processos”, comenta João Augusto.

 

O projeto da nova plataforma digital do Banco Inter, que contou com uma sinergia muito boa envolvendo uma equipe ágil e engajada, não tem uma data oficial para ser lançada, mas já está em análise entre os envolvidos e ainda esse ano entrará em funcionamento.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Próximas ameaças à criptografia virão da computação quântica, alerta IBM

Durante o evento Quantum Summit América Latina, a empresa apresentou a sua visão estratégica a respeito da tecnologia emergente. De...
Security Report | Destaques

DarkGPTs: Cibercriminosos buscam IAs maliciosas para automatizar processos

De acordo com pesquisa da Zscaler, uso de Inteligência Artificial Generativa sem guard rails de Segurança tem aumentado entre os...
Security Report | Destaques

Caso Siafi: Uso indevido de credenciais gerou perdas de 11,4 milhões ao TSE

Segundo apurou o jornal O Estado de São Paulo, o tribunal eleitoral também está entre as vítimas da credencial comprometida...
Security Report | Destaques

Além do especialista no board: Pesquisa orienta formação de comitês de Cyber nos conselhos

Em estudo sobre a perspectiva dos conselhos corporativos em Cibersegurança, o Instituto Diligent relatou que apenas manter um especialista de...