Aumento de 44% nos ciberataques ameaça a resiliência dos backups, alerta relatório

O crescimento dos incidentes semanais mostra que a manutenção de backups segue essencial para as organizações. Porém, mesmo esse recurso exige uma proteção adequada para evitar que também ela seja comprometida

Compartilhar:

A Check Point Software, divulgou uma pesquisa sobre os dados de ataques cibernéticos pelo mundo. Segundo o Relatório de Cibersegurança de 2025, a média global de ciberataques semanais por empresa aumentou 44% em relação ao ano anterior. Devido a isso, apenas fazer os backups nos sistemas não é mais uma garantia para recuperar os dados.

 

A pesquisa explicou que esses ataques vêm de diversas fontes, como ransomware, hacktivismo, ataques à cadeia de suprimentos, phishing, invasões de rede e vazamento de dados. Nesse contexto, fazer backup não é mais a única forma de prevenção. Mas também é essencial garantir que os salvamentos sejam resilientes, permitindo uma recuperação rápida e eficaz diante de qualquer incidente.

 

Evolução dos crimes cibernéticos

Nesse sentido, os dados revelaram que os ataques do tipo ransomware evoluíram, deixando de ser apenas um fator de interrupção para se tornar um modelo de negócio sofisticado, no qual criminosos roubam e vazam dados sensíveis, criptografam sistemas e destroem repositórios de backup para aumentar sua capacidade de extorsão.

 

De acordo com Relatório Global de Ransomware 2024 da Check Point Software, o Brasil está entre os Top 10 países mais atacados por ransomware no ano passado com 123 ataques, sendo que 35 deles ocorridos somente no quarto trimestre.

 

Aumento das ameaças de ciberataques

Ainda no atual cenário de ciberameaças, a crescente adoção de plataformas em nuvem e SaaS é mais conveniente, segundo a pesquisa, mas ela gera dúvidas sobre a responsabilidade pela proteção de dados.

 

Muitas empresas acreditam que serviços como Microsoft 365 ou Google Workspace oferecem uma proteção completa, quando na realidade a retenção de dados é limitada e as opções de recuperação são insuficientes.

 

O trabalho híbrido e remoto também amplia a exposição a ataques, aumentando os riscos de comprometimento dos dados.

 

Resiliência Digital

A resiliência digital recomentada pela organização vai além dos backups. Exige uma estratégia integrada que combine tecnologia, políticas e cultura organizacional.

 

No aspecto tecnológico, são fundamentais que os backups sejam imutáveis e criptografados, protegidos por autenticação de múltiplos fatores e armazenados de forma isolada ou segmentada.

 

Além disso, a pesquisa recomendou uma integração com sistemas de detecção de ameaças, definir papéis claros para os responsáveis pelo backup e recuperação de dados.

 

E ainda realizar simulações regulares de restauração e capacitar os funcionários sobre quais dados são protegidos e quais não são.

 

O gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Software Brasil, Fernando de Falchi, fez recomendações para evitar o aumento dos ciberataques, vistos no último relatório: “As empresas devem priorizar testes periódicos de restauração e definir claramente os papéis e responsabilidades nos processos de recuperação para minimizar a perda de dados e o tempo de inatividade. Além disso, é essencial educar os funcionários sobre quais dados são protegidos e auditar os planos de recuperação trimestralmente.”

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo: quase 50% das empresas brasileiras não sabem como priorizar os investimentos em SI

Falta de diagnósticos e avaliações de riscos tornam as organizações reativas em relação à proteção. Especialistas indicam como entender o...
Security Report | Overview

Gartner identifica pontos cegos críticos da GenAI e alerta CIOs

Até 2030, mais de 40% das organizações sofrerão incidentes de segurança ou conformidade relacionados com shadow AI não autorizada
Security Report | Overview

GSI reforça desafios do setor público em Segurança da Informação

Evento reuniu especialistas de órgãos federais para discutir desafios, tendências e estratégias para fortalecer a estratégia de Segurança da Informação...
Security Report | Overview

Pesquisa: IA e Cyber dominam pauta dos comitês de auditoria em 2026

Segundo estudo,esses temas deverão estar no centro das discussões e alinhados às estratégias de negócios e tendências de mercado