ATUALIZADA: Após ataque ransomware, Grupo Ultra restabelece sistemas

Incidente sofrido em 11 de janeiro segue em apuração, mas companhia garante que o ambiente está em pleno funcionamento

Compartilhar:

Em comunicado ao mercado e após ser vítima de ataque ransomware, o Grupo Ultra informou que os sistemas já estão 100% restabelecidos, “em pleno funcionamento”. O ataque ocorreu no dia 11 de janeiro de 2021 e companhia precisou interromper alguns sistemas, operando em regime de contingência.

 

Procurada pela Security Report, a assessoria de imprensa do Grupo Ultra não deu mais detalhes sobre o caso, como arquivos acessados indevidamente ou dados vazados na internet, “apenas as informações presentes no comunicado divulgado”.

 

De acordo com a companhia, foi identificada cópia não autorizada e divulgação de “certos dados”. O incidente segue em apuração e o Grupo não espera efeitos relevantes nos seus resultados em decorrência deste ataque, uma vez que possui apólice de seguro específica para incidentes cibernéticos, a qual já foi devidamente acionada.

 

A Security Report disponibiliza na íntegra o comunicado oficial do Grupo Ultra.

 

São Paulo, 25 de janeiro de 2021 – Em complemento ao Fato Relevante publicado em 12 de janeiro, a Ultrapar Participações S.A. (B3: UGPA3 / NYSE: UGP, “Companhia” ou “Ultrapar”), informa que o evento ali comunicado consistiu em ataque ransomware em seu ambiente de tecnologia da informação.

 

Como medida preventiva, a empresa interrompeu seus sistemas, afetando parcialmente, por um curto intervalo de tempo, as operações de suas subsidiárias. De imediato, foram adotadas todas as medidas de segurança e de controle para sanar o ocorrido e, a partir de 14 de janeiro, os sistemas operacionais da Companhia e de suas subsidiárias começaram a ser gradualmente restabelecidos, com cautela e segurança, conforme ordem de prioridade e relevância de cada processo afetado. Neste momento, 100% dos sistemas críticos de informação da Companhia e de suas subsidiárias encontram-se em pleno funcionamento.

 

Durante as investigações em curso, a Companhia identificou cópia não autorizada e divulgação de certos dados e está apurando a quantidade de informações exfiltradas e/ou divulgadas, bem como a existência de impactos sobre seus negócios e terceiros, a fim de adotar as medidas cabíveis.

 

De acordo com a apuração feita até esta data, a Ultrapar não espera efeitos relevantes nos seus resultados em decorrência deste incidente. A Ultrapar possui apólice de seguro específica para incidentes cibernéticos, a qual já foi devidamente acionada.

 

A Companhia manterá o mercado informado sobre eventuais informações relevantes relacionadas a este evento.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...