Atos nega possibilidade de ataque ransomware

Informação circulou na manhã dessa sexta-feira (24), quando o ThreatMon Ransomware Monitoring tweetou que o grupo Clop colocou a companhia entre suas vítimas. Nota da Atos explica se tratar de um possível vazamento em uma aplicação de transferência de arquivos da Nimbix, adquirida em 2021

Compartilhar:

A Atos afirmou, por meio de comunicado em seu site, serem falsas as informações dizendo que seus sistemas de TI foram alvos de um ataque cibernético envolvendo ransomware. Segundo informou a empresa, seus especialistas em segurança negaram qualquer comprometimento de  dados críticos no ambiente digital da companhia.

 

Os rumores da ocorrência começaram durante esta manhã no horário de Brasília, quando a Plataforma de Cyber Threat Intelligence da ThreatMon escreveu em sua página no Twitter que o grupo de ransomware ClopLeaks teria adicionado os sistemas da Atos como uma de suas mais recentes vítimas.

 

A empresa, no entanto, publicou comunicado em seu portal tranquilizando clientes e parceiros de que nenhum vazamento ou comprometimento de dados foi detectado. Segundo os especialistas da companhia, o possível vazamento estava limitado à uma ferramenta de transferência de arquivos da Nimbix, uma empresa norte-americana comprada pela Atos em 2021.

 

A nota ainda informou ter sido identificado um backup de 2016 possivelmente exposto por uma vulnerabilidade zero-day explorada pelo Clop, mas que não mais representava uma ameaça para a integridade dos dados mais atualizados. Apesar disso, a Atos se comprometeu a continuar monitorando a situação e trazer informações adicionais caso qualquer coisa mude a esse respeito. Além disso, está mantendo contato com todos os clientes interessados no tema.

 

A Security Report divulga na íntegra o comunicado da Atos publicado em seu site:

 

No dia 24 de março, o grupo hacker “Clop” anunciou na Dark Net que dados sensíveis da Atos foram comprometidos. Queremos reafirmar aos nossos clientes, fornecedores e funcionários que não é este o caso. Nenhum ransomware afetou qualquer sistema de TI da Atos.

 

Nossos especialistas em segurança já concluíram que nenhum ambiente Atos foi comprometido. O presumido vazamento está limitado a uma aplicação de transferência de arquivos específica da Nimbix, hospedada na MFT da GoAnywhere. De acordo com nossa presente investigação, a aplicação estava apenas processando dados padrões da Nimbix, uma empresa norte-americana adquirida pela Atos em 2021.

 

Nosso time de Cibersegurança identificou um arquivo de backup de 2016 que foi presumivelmente exposto, devido a uma vulnerabilidade zero-day conhecida por ser explorada pelo Clop. Estamos em contato com os clientes preocupados.

 

Continuamos a monitorar ativamente a situação e vamos fornecer novas informações caso haja alguma mudança nas informações acima.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...