Ataques virtuais cresceram quase 100% no Brasil em 2020

Relatório anual sobre cibercrime aponta que 48.137 casos de phishing foram identificados, alta de 99,2% sobre o ano anterior

Compartilhar:

O Brasil enfrentou um dos piores anos quando o assunto é ciberataques. De acordo com os dados da Axur, apresentados no Relatório Anual 2020 de Atividade Criminosa Online no Brasil, os ataques virtuais aumentaram 99,23%, comparados a 2019. A pandemia do novo coronavírus foi um dos motores do aumento.

 

Só no formato phishing, foram 48.137 casos de phishing identificados em 2020, um crescimento de 99,2% em relação a 2019. Os dados foram apresentados por Fábio Ramos, CEO da Axur no Brasil, em coletiva de imprensa virtual realizada na manhã desta quinta-feira (21).

 

Ramos explicou a popularidade do phishing no Brasil: “Somos um país com grande presença digital e, ao mesmo tempo, com muita criatividade. Além disso, o retorno financeiro trazido por esse tipo de ataque alimenta essas ações criminosas”.

 

De acordo com o CEO da empresa de monitoramento digital, o e-commerce foi o segmento propulsor desses ataques, com 41% dos casos. O webmail respondeu por 31,8% dos ataques e os bancos, por outros 25,3%. O tamanho médio das senhas roubadas é de apenas oito caracteres.

 

Conforme o relatório da Axur, com mais presença em casa, por conta da quarentena imposta pela pandemia, as pessoas usaram mais serviços digitais, como compras, bancos, leitura de informações, explica Ramos. “Esse cenário facilitou o crescimento dos casos de phishing”, complementa ele.

 

Quanto aos nomes de domínios utilizados para phishing, houve uma mudança no padrão verificado em anos anteriores. O terceiro trimestre de 2020 registrou recorde de casos com nomes de domínios genéricos, sem menção a marcas e que visam dificultar detecções. O usual era criar sites falsos com nomes de marcas famosas para iludir os clientes.

 

Credenciais e cartões de crédito 

 

Um dos grandes temas na área de vazamento de dados, a exposição de credenciais e logins estará em alta em 2021, avalia Ramos. 397 milhões de logins foram expostos no mundo em 2020, 15,5 milhões delas somente no Brasil. “Por conta das grandes bases de dados das empresas de comércio, esse tipo de evento será cada vez mais comum”, opina Ramos.

 

Em 2020, foram 2.842.779 cartões expostos detectados. O Brasil é o campeão em vazamentos de cartões de crédito e débito em 2020, contabilizando 45,4% do total mundial e se posicionando com mais de 10 pontos percentuais à frente do “atual campeão” Estados Unidos.

 

Malwares e trojans 

 

Segundo o relatório, houve queda do uso de malwares e trojans. No quarto trimestre de 2020, foram identificados 34 malwares únicos que afetaram diferentes instituições financeiras, uma queda de 60% em sua utilização. Lembrando que, todos os malwares são do tipo trojan banker, ou seja, nesta análise não foram computados ransomwares e outros tipos de artefatos.

 

Para Ramos, essa queda acentuada nesse tipo de ameaça é pela dificuldade financeira e operacional de implementar um ataque dessa natureza: “Criar um malware ou trojan exige mais recursos técnicos e financeiros do que erguer uma página falsa e induzir o usuário a clicar em um link”, explica ele.

 

Lançado pela Axur em 2019, o relatório “Atividade criminosa online no Brasil” é publicado a cada quadrimestre e está em sua sétima edição.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

CISO sob os holofotes: o que falta para os líderes assumirem seu papel executivo?

Tanto as novas ameaças de Cibersegurança quanto a maior atenção dos boards sobre esse tema levaram os CISOs a preencherem...
Security Report | Destaques

Hospital da Criança de Brasília confirma paralisação por ataque hacker

Incidente teria se iniciado no último fim de semana, exigindo que a organização indisponibilizasse todos os sistemas e fornecesse os...
Security Report | Destaques

Newland reforça apoio de Cibersegurança contra novas ameaças cibernéticas

Assim como em outros casos de empresas em crescimento, o Grupo New, gestora das concessionárias Newland, decidiu agir contra o...
Security Report | Destaques

Prefeitura de Guajará-Mirim sofre invasão cibernética

Em nota, o executivo municipal confirmou que dados foram sequestrados pelo ataque, mas não comprovou a ação de um ransomware,...