De acordo com dados da NSFOCUS, houve um aumento de 31% no número de ataques DDoS nos últimos quatro meses, em comparação com setembro, outubro, novembro e dezembro do último ano. Neste ritmo, 2021 deverá ultrapassar em 10 milhões o número total de ataques ocorridos no ano anterior.
Em um momento de extrema dependência da internet, como meio de trabalho, estudo e lazer, os ataques de negação serviço são utilizados para chantagear suas vítimas, em sua maioria empresas, levando-as a indisponibilidade. Outra forma utilizada é a tentativa de quebra do código da aplicação, possibilitando acesso privilegiado ao sistema.
“O mercado de ataques cibernéticos está crescendo em progressão geométrica nos últimos anos, e não somente devido a pandemia. O aumento de equipamentos potencialmente vulneráveis conectados na internet (com o IOT e 5G), a sofisticação das técnicas de ataques e o barateamento de recursos computacionais para se gerar um ataque, contribuem de forma exponencial”, afirma André Mello, vice-presidente da NSFOCUS na América Latina.