Cibercriminosos impactaram os sistemas do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), afetando diretamente o programa Bolsa Família. De acordo com informações divulgadas, os técnicos que atuam na defesa cibernética dos sistemas chegaram a perceber movimentações estranhas na rede e notaram que o invasor pretendia acessar o ambiente de pagamentos de benefícios.
Segundo informações do site O Bastidor, cibercriminosos conseguiram transpor os dispositivos de Segurança do MDS e disparar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), derrubando parte dos sistemas da pasta, bem como os serviços web. A pasta é a responsável pelo cadastro das 22,7 milhões de famílias.
O ataque DDoS que atingiu o Bolsa Família vem se tornando cada vez mais comum contra organizações em todo o Brasil. Em 2022, por exemplo, o número de ataques desta natureza cresceu 150% em uma base global, em comparação ao ano anterior. O número de ataques nas Américas aumentou ainda mais intensamente, um crescimento de 212% em relação a 2021.
Além disso, mais de metade dos ataques foram dirigidos a organizações na Europa, Oriente Médio e África (EMEA). As Américas foram responsáveis por 35% dos ataques, enquanto 7% dos ataques tiveram como alvo organizações na região Ásia Pacífico (APAC).
Na tarde desta sexta-feira (24), a redação da Security Report entrou em contato com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para obter mais informações sobre o incidente, bem como os possíveis impactos, mas sem retorno da assessoria de imprensa até o fechamento desta edição.
*Com informações O bastidor