Uma palestra on-line sobre cinema e gênero, promovida por professoras da Universidade de Brasília (UnB), na última semana (28), precisou ser interrompida após um ataque cibernético começar a transmitir conteúdos pornográficos e enviar ofensivas ao grupo. Ainda segundo informações, os ataques começaram após 30 minutos do início da apresentação.
A ação foi vista como violenta e agressiva pela professora Rose May Carneiro, que organizou a apresentação. Ela registrou um boletim de ocorrência contra os suspeitos. Ainda de acordo com informações divulgadas, a palestra foi anunciada pelas redes sociais, com a divulgação do link para quem tivesse interesse em assistir e contribuir.
Em nota enviada à Security Report na manhã de hoje (05), a Universidade de Brasília (UnB) afirmou que tomou conhecimento do caso pela imprensa e entrou em contato com a docente para prestar apoio e orientá-la a adotar as medidas institucionais cabíveis para a apuração dos fatos.
A instituição ressaltou ainda que sempre apoiará os grupos de pesquisa da instituição, assim como o GECOMS (Grupo de Pesquisa Gênero, Comunicação e Sociabilidade), para que possam se posicionar livremente sobre qualquer tema de pesquisa.
“Ressaltamos que é altamente recomendável o uso das plataformas digitais oficiais para a realização das atividades acadêmicas, uma vez que elas oferecem ferramentas para o controle dos participantes das salas virtuais”, diz Unb em nota.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:
“A Universidade de Brasília (UnB) tomou conhecimento do caso pela imprensa e entrou em contato com a docente para prestar apoio e orientá-la a adotar as medidas institucionais cabíveis para a apuração dos fatos.
A UnB sempre apoiará grupos de pesquisa da instituição, tais como o GECOMS, para que possam se posicionar livremente sobre qualquer tema de pesquisa. Somos uma instituição educadora, que realiza pesquisa de excelência e defende a liberdade de cátedra.
Ressaltamos que é altamente recomendável o uso das plataformas digitais oficiais para a realização das atividades acadêmicas, uma vez que elas oferecem ferramentas para o controle dos participantes das salas virtuais.
A UnB repudia qualquer forma de violência, agressão ou comportamento inadequado, reiterando seu compromisso com os direitos humanos, pautado pelo respeito mútuo e pela ética.”
*Com informações do Metrópoles