Ataque cibernético interrompe apresentação on-line na Universidade de Brasília

Cibercriminosos invadiram palestra sobre cinema e gênero, promovida por professoras da UnB e enviaram mensagens ofensivas aos demais presentes na conferência. Em nota, a instituição afirmou que tomou conhecimento do caso pela imprensa e entrou em contato com a docente para prestar apoio e orientá-la a adotar as medidas institucionais cabíveis para a apuração dos fatos

Compartilhar:

Uma palestra on-line sobre cinema e gênero, promovida por professoras da Universidade de Brasília (UnB), na última semana (28), precisou ser interrompida após um ataque cibernético começar a transmitir conteúdos pornográficos e enviar ofensivas ao grupo. Ainda segundo informações, os ataques começaram após 30 minutos do início da apresentação.

 

A ação foi vista como violenta e agressiva pela professora Rose May Carneiro, que organizou a apresentação. Ela registrou um boletim de ocorrência contra os suspeitos. Ainda de acordo com informações divulgadas, a palestra foi anunciada pelas redes sociais, com a divulgação do link para quem tivesse interesse em assistir e contribuir.

 

Em nota enviada à Security Report na manhã de hoje (05), a Universidade de Brasília (UnB) afirmou que tomou conhecimento do caso pela imprensa e entrou em contato com a docente para prestar apoio e orientá-la a adotar as medidas institucionais cabíveis para a apuração dos fatos.

 

A instituição ressaltou ainda que sempre apoiará os grupos de pesquisa da instituição, assim como o GECOMS (Grupo de Pesquisa Gênero, Comunicação e Sociabilidade), para que possam se posicionar livremente sobre qualquer tema de pesquisa.

 

“Ressaltamos que é altamente recomendável o uso das plataformas digitais oficiais para a realização das atividades acadêmicas, uma vez que elas oferecem ferramentas para o controle dos participantes das salas virtuais”, diz Unb em nota.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

A Universidade de Brasília (UnB) tomou conhecimento do caso pela imprensa e entrou em contato com a docente para prestar apoio e orientá-la a adotar as medidas institucionais cabíveis para a apuração dos fatos.

 

A UnB sempre apoiará grupos de pesquisa da instituição, tais como o GECOMS, para que possam se posicionar livremente sobre qualquer tema de pesquisa. Somos uma instituição educadora, que realiza pesquisa de excelência e defende a liberdade de cátedra. 

 

Ressaltamos que é altamente recomendável o uso das plataformas digitais oficiais para a realização das atividades acadêmicas, uma vez que elas oferecem ferramentas para o controle dos participantes das salas virtuais. 

 

A UnB repudia qualquer forma de violência, agressão ou comportamento inadequado, reiterando seu compromisso com os direitos humanos, pautado pelo respeito mútuo e pela ética.”

 

*Com informações do Metrópoles

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...