Ataque cibernético em maior banco chinês provoca efeito cascata no mercado

Incidente no Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) interrompeu alguns sistemas, supostamente atingindo a liquidez dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos. Em nota oficial, a ICBC Financial Services, com sede em Nova York, destacou que o ataque foi denunciado às autoridades, ressaltando ainda que segue investigando e tentando se recuperar

Compartilhar:

Uma unidade norte-americana do Banco Industrial e Comercial da China (ICBC) foi atingida por um ataque ransomware na última semana (08). O incidente interrompeu alguns sistemas do banco chinês, supostamente atingindo a liquidez dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos, o que pode ter contribuído para uma breve liquidação do mercado na quinta-feira (9).



De acordo com fontes, o grupo que “sequestrou” os sistemas foi o mesmo que atacou no ano passado a Boeing, a ION Trading UK e o Royal Mail, do Reino Unido.



O ataque impediu que o ICBC FS liquidasse negociações do Tesouro em nome de outros participantes do mercado, segundo operadores e bancos, sendo que algumas negociações de ações também foram afetadas.



O incidente impossibilitou a compensação de uma parte das negociações com os títulos, depois que as entidades responsáveis pela liquidação das transações se desconectaram rapidamente dos sistemas atingidos. Isso forçou o ICBC a buscar uma solução alternativa para limitar os danos: enviar por meio de mensageiros as informações em um pen-drive.



Em comunicado, a ICBC Financial Services, com sede em Nova York, destacou que o ataque foi denunciado às autoridades. A empresa estava investigando o incidente e tentando se recuperar do ataque cibernético. “Conseguimos compensar com sucesso as negociações do Tesouro dos EUA executadas na quarta-feira, e [acordamos a recompra] de negociações financiadas na quinta-feira”, diz nota divulgada.



Ainda de acordo com o informativo, os sistemas da sede do ICBC em Pequim e de outras unidades nacionais e estrangeiras não foram afetados por este incidente, nem a filial do ICBC em Nova York.



O ICBC estatal é o maior dos “Quatro Grandes” bancos da China e o maior credor do mundo em ativos, de acordo com a S&P Global. Na sexta-feira (10), o Ministério das Relações Exteriores da China disse que o banco estava prestando muita atenção ao incidente.



“O banco concluiu o tratamento e supervisão de emergências num esforço para minimizar o impacto dos riscos e as perdas”, afirmou o porta-voz do ministério, Wang Wenbin. O Financial Times e a Reuters citaram alguns participantes do mercado dizendo que as negociações realizadas através do ICBC foram interrompidas, o que afetou a liquidez do mercado.



*Com informações da CNN e O Globo


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Linha do tempo destaca ataques mais recentes

Painel de incidentes foi atualizado com os casos envolvendo a Polícia Federal, a Toyota Brasil, o Sistema de Administração Financeira...
Security Report | Destaques

Novos highlights da RSA: Da Soberania à solidariedade Digital

Fernando Galdino, diretor de Portfólio & Estratégia da SEK, fala à Security Report sobre os pontos mais importantes debatidos na...
Security Report | Destaques

CISOs buscam ocupar novos espaços na empresa

Já é demanda antiga do setor de Cyber alcançar um grau de relevância maior nas organizações, mas agora, com o...
Security Report | Destaques

Polícia abre investigação contra esquema de golpes cibernéticos

A operação se deu essa semana na cidade de Imperatriz, no Maranhão, segundo informou nota divulgada pela corporação. As primeiras...