Neste domingo (07), o Governo e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) foram alvos de ação maliciosa que impactou os perfis oficiais dos órgãos no Instagram. Em nota, a ALE-RR confirmou a tentativa de invasão e ressaltou que a conta já foi recuperada e a postagem feita pelos cibercriminosos apagada. “O Poder Legislativo já está tomando as providências judiciais cabíveis”, diz a nota.
O Governo de Roraima ressaltou que foi alvo de ação de origem ainda é desconhecida e que, “assim tomou conhecimento do fato, retirou imediatamente do ar a postagem e comunicou imediatamente as autoridades de segurança, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral da Polícia Civil para as providências cabíveis”, completou em nota.
Em 2023, órgãos públicos são principais alvos dos ciberataques. No dia 07 de dezembro, a Prefeitura de Poços de Caldas, em Minas Gerais, informou que os sistemas do órgão estavam sendo restabelecidos após um possível ataque cibernético. A Prefeitura chegou a contratar uma empresa para fornecer o sistema de gestão, além de adotar as providências necessárias para restabelecer o sistema. Especialistas em segurança cibernética também foram mobilizados para identificar a origem do ataque e implementar medidas para prevenir futuras invasões.
Ainda sobre esse incidente, a administração municipal em Poços de Caldas enfatizou que o possível crime cibernético foi devidamente registrado junto à Polícia Civil. “Medidas adicionais estão sendo adotadas para fortalecer a proteção do sistema e prevenir futuros incidentes”, completa o posicionamento.
A Security Report disponibiliza o comunicado da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) na íntegra:
“Informamos que o perfil oficial do Instagram da Assembleia Legislativa de Roraima acabou de sofrer uma tentativa de ataque hacker.
Reiteramos que a conta já foi recuperada e a postagem feita pelos criminosos já foi apagada. O Poder Legislativo já está tomando as providências judiciais cabíveis.”