As piores senhas do mundo que você nunca deve usar

Empresa dá conselhos sobre como criar senhas fortes, assim evitando combinações fracas e fáceis de serem hackeadas

Compartilhar:

Pelo quinto ano consecutivo, as senhas mais populares do mundo são “123456” e “password” (senha). Apesar dos lembretes constantes dos especialistas em cibersegurança e privacidade digital, as pessoas ainda usam senhas fracas e fáceis de serem hackeadas.

 

Essas descobertas vêm da empresa de software NordPass, que divulga anualmente a lista das principais 200 piores senhas. Para criar a lista, a empresa avaliou mais de 5 milhões de senhas vazadas acessíveis na dark web (“web escura”). Esses bancos de dados de senhas vêm principalmente de usuários da Europa e da América do Norte.

 

“Ao longo dos anos, um enorme banco de dados de informações de usuários particulares surgiu como consequência dos vários vazamentos e violações de dados. E, ultimamente, parece que não passamos mais do que alguns dias sem ouvirmos falar de mais um”, diz Daniel Markuson, especialista em privacidade digital da NordVPN. “Graças ao acesso a essas massas de dados confidenciais, os criminosos cibernéticos podem usá-los de várias maneiras. É por isso que usar sempre os mesmos dados de login para diferentes serviços, sites e plataformas é extremamente perigoso.”

 

Aqui estão as dez piores senhas de 2020, que você nunca deve usar para suas contas, de acordo com as principais 200 piores senhas:

 

1) 123456

2)  123456789

3) picture1

4) password

5) 12345678

6) 111111

7) 123123

8) 12345

9) 1234567890

10) senha

 

Como criar uma senha forte

 

Algumas dicas de Daniel Markuson da NordVPN sobre como criar uma senha forte que você não esquecerá em dez minutos:

 

• Nunca use senhas curtas. Quanto mais caracteres diferentes a senha tiver, mais tempo levará para um hacker ou outro criminoso cibernético suspeito desvendá-la.

 

• Crie senhas complexas. Use letras maiúsculas e minúsculas, símbolos, caracteres especiais e números para criar senhas fortes.

 

• Use frases secretas longas. Não é aconselhável usar palavras do dicionário, mas criar uma combinação de 6 a 7 palavras aleatórias é um bom método. É difícil adivinhar uma combinação como “esquerdo elefante sapatos roxos rúgbi férias”, por causa de seu comprimento e aleatoriedade, mas é mais fácil de lembrar.

 

• Use a técnica mnemônica. Crie frases memoráveis usando a técnica mnemônica. Por exemplo, crie uma frase como “ Eu amo comer pizza com dois amigos por diversão” e use-a como um mnemônico para criar uma senha “E@cpc2@pd”.

 

• Tenha um gerenciador de senhas. É difícil lembrar de senhas fortes, portanto, usar um gerenciador de senhas é uma boa ideia.  Alguns dos mais populares são NordPass e 1Password.

 

Usar essas dicas irá melhorar e fortalecer instantaneamente suas senhas. Senhas fortes são especialmente importantes para serviços e sites nos quais você compartilha informações mais sigilosas. Isso inclui serviços bancários on-line, sites de compras, Wi-Fi doméstico, e-mail pessoal e comercial, além de algumas contas de redes sociais.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Itaú Unibanco lança campanha nacional de Marketing sobre Segurança e fraudes

Filmes serão exibidos na programação da TV Globo; campanha faz parte da estratégia para posicionamento do Itaú como banco referência...
Security Report | Overview

Brasil é uma das principais origens de ataques de DoS, aponta levantamento

Relatório da ISH Tecnologia também apresenta tentativas de logins mais usadas por criminosos, entre outros dados
Security Report | Overview

27% dos ataques cibernéticos na América Latina miram infraestrutura crítica

Pesquisa da Kaspersky também revela problemas no setor de transporte e manufatura
Security Report | Overview

Paris 2024: pesquisa revela que os Jogos estão em alto risco de ciberataques

De acordo com a Unit 42, os ciberataques são as principais ameaças ao evento esportivo mais importante do ano, com...