A Trend Micro anunciou no começo do mês, o lançamento das ferramentas Trend Micro Crypto-Ransomware File Decryptor Tool e a Trend Micro Lock Screen Ransomware Tool – que possibilita aos usuários e organizações fazerem o download gratuito e lutar contra os perigos que representa a ameaça do ransomware.
Essa semana, a empresa acaba de anunciar melhorias para o Trend Micro Ransomware File Decryptor e que agora pode descriptografar os arquivos que foram criptografados pela família CERBER, ransomware notável por ter como alvo os usuários do Microsoft Office 365.
A versão atual da ferramenta Trend Micro Ransomware File Decryptor trabalha em 10 famílias diferentes de ransomware: CryptXXX V1, V2, V3; TeslaCrypt V1, V2, V3, V4; TeslaCrypt V2; SNSLocker; AutoLocky; BadBlock; 777; XORIST; XORBAT e CERBER.
A Trend Micro está em constante aprimoramento para trabalhar nos algoritmos criptográficos de novas famílias. O usuário ainda pode utilizar uma hotline da Trend Micro para dúvidas e informações sobre os diferentes tipos de ransomware.
Algumas medidas podem ajudar o usuário a se proteger contra a infecção e minimizar o impacto de qualquer infecção potencial, como: certificar-se de que está executando um sistema de suporte operacional moderno e com programas atualizados; habilitar as atualizações automáticas nos dispositivos e ter cuidado ao abrir anexos e mensagens suspeitas.