Após uma semana indisponível, portal da ESMPU volta a funcionar

Em novo comunicado, a ESMPU anunciou que após uma dupla checagem de segurança, o portal já está funcionando aos usuários. Instituição ainda trabalha no restabelecimento de outros sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra)

Compartilhar:

O portal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) voltou a funcionar nesta terça-feira (03) aos usuários, após ter passado por uma dupla checagem de segurança e integridade das informações, garantindo que os sistemas estejam livres de malwares.

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker ocorrido na última quarta-feira (27).  A previsão era que, a partir de segunda-feira (02), os serviços da Escola fossem gradativamente retomados e liberados, o que se concretizou.

 

Porém, ainda falta a Escola voltar com importantes serviços que também foram afetados. “A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra), que continuam indisponíveis até a conclusão da restauração deles”, diz nota.

 

Por conta do ocorrido, a ESMPU adiou o curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria na semana passada através de uma plataforma de videoconferência, uma nova data será comunicada em breve aos participantes.

 

Comunicado aos usuários sobre volta do portal – Reprodução

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O Portal da Escola Superior do MPU na internet está de volta, após ter passado por dupla checagem de segurança e integridade das informações.

 

A própria Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker ocorrido na última quarta-feira (27/4).

 

A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra), que continuam indisponíveis até a conclusão da restauração deles.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Vazamento de dados em Pernambuco expõe desafios do Governo e reacende debate entre CISOs

Incidente com mais de 9 milhões de registros, confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, alimenta debate no grupo de CISOs...
Security Report | Destaques

Infoblox adquire Axur e reforça tendência de plataformas unificadas contra riscos digitais

Movimento marca a expansão da gigante de DNS para além do perímetro tradicional e reflete a maturidade da consolidação no...
Security Report | Destaques

Por que a gestão de terceiros será prioridade para CISOs em 2026?

Relatório Global Cybersecurity Outlook 2026, do WEF, alerta para riscos e vulnerabilidades na cadeia de suprimentos e aponta melhores práticas...
Security Report | Destaques

Fraude cibernética supera ransomware como maior preocupação de líderes em 2026

De acordo com o novo relatório do World Economic Forum, 73% dos líderes afirmaram que eles ou alguém em sua...