Após uma semana indisponível, portal da ESMPU volta a funcionar

Em novo comunicado, a ESMPU anunciou que após uma dupla checagem de segurança, o portal já está funcionando aos usuários. Instituição ainda trabalha no restabelecimento de outros sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra)

Compartilhar:

O portal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) voltou a funcionar nesta terça-feira (03) aos usuários, após ter passado por uma dupla checagem de segurança e integridade das informações, garantindo que os sistemas estejam livres de malwares.

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker ocorrido na última quarta-feira (27).  A previsão era que, a partir de segunda-feira (02), os serviços da Escola fossem gradativamente retomados e liberados, o que se concretizou.

 

Porém, ainda falta a Escola voltar com importantes serviços que também foram afetados. “A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra), que continuam indisponíveis até a conclusão da restauração deles”, diz nota.

 

Por conta do ocorrido, a ESMPU adiou o curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria na semana passada através de uma plataforma de videoconferência, uma nova data será comunicada em breve aos participantes.

 

Comunicado aos usuários sobre volta do portal – Reprodução

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O Portal da Escola Superior do MPU na internet está de volta, após ter passado por dupla checagem de segurança e integridade das informações.

 

A própria Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker ocorrido na última quarta-feira (27/4).

 

A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra), que continuam indisponíveis até a conclusão da restauração deles.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...
Security Report | Destaques

Polícia Federal investiga desvio de R$ 4,5 milhões de instituições bancárias

Ação das autoridades é uma resposta às solicitações de organizações financeiras que denunciaram a subtração de valores por meio de...
Security Report | Destaques

ATUALIZADO: Painel de incidentes destaca ocorrências mais recentes

O Painel de Ataques foi atualizado com os casos de incidentes e seus desdobramentos, envolvendo organizações como a Federação Norte-Rio-Grandense...