Após uma semana indisponível, portal da ESMPU volta a funcionar

Em novo comunicado, a ESMPU anunciou que após uma dupla checagem de segurança, o portal já está funcionando aos usuários. Instituição ainda trabalha no restabelecimento de outros sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra)

Compartilhar:

O portal da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) voltou a funcionar nesta terça-feira (03) aos usuários, após ter passado por uma dupla checagem de segurança e integridade das informações, garantindo que os sistemas estejam livres de malwares.

 

A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker ocorrido na última quarta-feira (27).  A previsão era que, a partir de segunda-feira (02), os serviços da Escola fossem gradativamente retomados e liberados, o que se concretizou.

 

Porém, ainda falta a Escola voltar com importantes serviços que também foram afetados. “A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra), que continuam indisponíveis até a conclusão da restauração deles”, diz nota.

 

Por conta do ocorrido, a ESMPU adiou o curso “Planejamento Sucessório”, na modalidade EaD síncrona, que aconteceria na semana passada através de uma plataforma de videoconferência, uma nova data será comunicada em breve aos participantes.

 

Comunicado aos usuários sobre volta do portal – Reprodução

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O Portal da Escola Superior do MPU na internet está de volta, após ter passado por dupla checagem de segurança e integridade das informações.

 

A própria Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/ESMPU) havia desconectado a página da rede como medida de controle de dano, devido a um ataque hacker ocorrido na última quarta-feira (27/4).

 

A próxima frente de trabalho é o restabelecimento dos sistemas acadêmicos, como o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e os sistemas de inscrição e seleção (Integra), que continuam indisponíveis até a conclusão da restauração deles.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Q-Day à vista: riscos devem acelerar transição para criptografia pós-quântica?

Embora a computação quântica ainda esteja em fase experimental, adversários já se antecipam ao coletar dados criptografados que poderão ser...
Security Report | Destaques

Tribunal Penal Internacional detecta nova tentativa de ciberataque

Corte responsável por julgar crimes contra a humanidade já havia sido alvo de um ataque cibernético em setembro de 2023,...
Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...