Após incidente, serviços do Instituto Nacional do Câncer são restabelecidos

Em nota, Instituto destacou que o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado na última terça-feira (30). Embora alguns fluxos internos tenham intermitências, não impactam o cotidiano do INCA

Compartilhar:

Após sofrer um ataque cibernético na madrugada do último dia 27 de janeiro e que resultou na suspensão de alguns serviços como o agendamento de novas consultas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) informou na manhã desta terça-feira (06), em nota enviada à Security Report, que todas as operações e atendimentos estão ocorrendo dentro do estabelecido. Segundo comunicado, o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado na última terça-feira (30).

 

“As equipes trabalham incessantemente, e é crucial ressaltar que todos os serviços, incluindo consultas, exames e tratamentos, estão acontecendo sem problemas”, diz a nota. O INCA ainda enfatizou seu compromisso com a saúde dos pacientes e reforçou o compromisso de revisão dos sistemas para assegurar o atendimento dos pacientes com a qualidade de sempre.

 

Vale ressaltar que durante o incidente, os programas de segurança interna do instituto foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais. O maior impacto ocorreu no setor de radioterapia, porém, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuaram normais.

 

Ainda na ocasião, o INCA destacou que, naquele momento, toda a equipe de Tecnologia estava concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que, desde o ataque hacker ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro, todas as operações e atendimentos estão ocorrendo dentro do estabelecido. Destacamos que o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado logo na terça-feira (30). Embora alguns fluxos internos tenham intermitências, não impactam o dia a dia do INCA.

 

As equipes trabalham incessantemente, e é crucial ressaltar que todos os serviços, incluindo consultas, exames e tratamentos, estão acontecendo sem problemas.

 

O INCA reitera seu compromisso com a saúde dos pacientes e  reforça o compromisso de revisão dos sistemas para assegurar o atendimento dos pacientes com a qualidade de sempre.” 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Deepfakes: ataques envolvendo troca de rostos aumentam 704%

Segundo relatório da iProov, o uso de mídia deepfake implementada junto à falsificação de metadados aumentou 672%, enquanto o número...
Security Report | Destaques

8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraudes em 2023

Esse número representa um crescimento de 1,2% em relação à edição de 2022 da pesquisa publicada hoje (12) pela FICO....
Security Report | Destaques

Funcional Health Tech amplia estratégia de proteção de dados

Com o apoio da Thales, a empresa assegurou informações sensíveis dos usuários, além de garantir uma proteção simplificada da TI...
Security Report | Destaques

PF apura crimes cibernéticos contra políticos no interior de São Paulo

A vereadora de Bauru (SP), Estela Almagro (PT), uma das possíveis vítimas de invasões cibercriminosas, foi convocada para prestar depoimento...