Após sofrer um ataque cibernético na madrugada do último dia 27 de janeiro e que resultou na suspensão de alguns serviços como o agendamento de novas consultas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) informou na manhã desta terça-feira (06), em nota enviada à Security Report, que todas as operações e atendimentos estão ocorrendo dentro do estabelecido. Segundo comunicado, o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado na última terça-feira (30).
“As equipes trabalham incessantemente, e é crucial ressaltar que todos os serviços, incluindo consultas, exames e tratamentos, estão acontecendo sem problemas”, diz a nota. O INCA ainda enfatizou seu compromisso com a saúde dos pacientes e reforçou o compromisso de revisão dos sistemas para assegurar o atendimento dos pacientes com a qualidade de sempre.
Vale ressaltar que durante o incidente, os programas de segurança interna do instituto foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais. O maior impacto ocorreu no setor de radioterapia, porém, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuaram normais.
Ainda na ocasião, o INCA destacou que, naquele momento, toda a equipe de Tecnologia estava concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.
A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:
“O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que, desde o ataque hacker ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro, todas as operações e atendimentos estão ocorrendo dentro do estabelecido. Destacamos que o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado logo na terça-feira (30). Embora alguns fluxos internos tenham intermitências, não impactam o dia a dia do INCA.
As equipes trabalham incessantemente, e é crucial ressaltar que todos os serviços, incluindo consultas, exames e tratamentos, estão acontecendo sem problemas.
O INCA reitera seu compromisso com a saúde dos pacientes e reforça o compromisso de revisão dos sistemas para assegurar o atendimento dos pacientes com a qualidade de sempre.”