[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Após incidente, serviços do Instituto Nacional do Câncer são restabelecidos

Em nota, Instituto destacou que o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado na última terça-feira (30). Embora alguns fluxos internos tenham intermitências, não impactam o cotidiano do INCA

Compartilhar:

Após sofrer um ataque cibernético na madrugada do último dia 27 de janeiro e que resultou na suspensão de alguns serviços como o agendamento de novas consultas, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) informou na manhã desta terça-feira (06), em nota enviada à Security Report, que todas as operações e atendimentos estão ocorrendo dentro do estabelecido. Segundo comunicado, o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado na última terça-feira (30).

 

“As equipes trabalham incessantemente, e é crucial ressaltar que todos os serviços, incluindo consultas, exames e tratamentos, estão acontecendo sem problemas”, diz a nota. O INCA ainda enfatizou seu compromisso com a saúde dos pacientes e reforçou o compromisso de revisão dos sistemas para assegurar o atendimento dos pacientes com a qualidade de sempre.

 

Vale ressaltar que durante o incidente, os programas de segurança interna do instituto foram ativados imediatamente. Diante do cenário, para assegurar a proteção dos dados, foi feita a interrupção dos serviços de tecnologia evitando danos colaterais. O maior impacto ocorreu no setor de radioterapia, porém, as internações, cirurgias, quimioterapias e o funcionamento do CTI continuaram normais.

 

Ainda na ocasião, o INCA destacou que, naquele momento, toda a equipe de Tecnologia estava concentrada em resolver o problema, trabalhando no processo de recuperação do ambiente e revisando todos os pontos possíveis para que o Instituto volte à sua normalidade.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado na íntegra:

 

“O Instituto Nacional de Câncer (INCA) informa que, desde o ataque hacker ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro, todas as operações e atendimentos estão ocorrendo dentro do estabelecido. Destacamos que o setor de radioterapia do Hospital do Câncer I, inicialmente o mais impactado, foi normalizado logo na terça-feira (30). Embora alguns fluxos internos tenham intermitências, não impactam o dia a dia do INCA.

 

As equipes trabalham incessantemente, e é crucial ressaltar que todos os serviços, incluindo consultas, exames e tratamentos, estão acontecendo sem problemas.

 

O INCA reitera seu compromisso com a saúde dos pacientes e  reforça o compromisso de revisão dos sistemas para assegurar o atendimento dos pacientes com a qualidade de sempre.” 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Instituição cooperada do Sicoob sofre ataque hacker

A informação começou a circular nesta segunda-feira, após uma série de posts na rede social X acusarem o suposto vazamento...
Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...
Security Report | Destaques

Deputados do Partido Liberal são alvos de hacktivismo nas redes

No último fim de semana, membros da bancada do partido na Câmara tiveram sites oficiais e contas nas redes sociais...
Security Report | Destaques

73% das violações no mundo ocorreram por ransomware, alerta SEK

Baseada nos números gerados pelos mais de um milhão de alertas no SOC da companhia, o estudo Think Ahead Report...