Após incidente, ANP segue trabalhando na retomada de sistemas

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis afirmou que a retomada está sendo realizada de forma criteriosa para que ocorra com segurança. Incidente ocorreu na última semana (04) e ao tomar conhecimento do ocorrido, todos os serviços foram retirados do ar para avaliação

Compartilhar:

Após sofrer uma tentativa de ataque cibernético na última quinta-feira (04) e resultando na indisponibilidade temporária de seus sistemas, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou em nota, que segue trabalhando de forma criteriosa para que a retomada dos serviços ocorra com segurança.

 

Entre os sistemas indisponíveis, encontram-se o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores (SRD-PR) e das Revendas de GLP (SRD-GLP), e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outros. 

 

“Eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) serão compensadas”, disse ANP em comunicado.

 

Em 2021, um grande incidente envolvendo esse setor ocorreu com a Colonial Pipeline, uma das maiores redes de oleodutos dos Estados Unidos, vítima de um ataque cibernético do tipo ransomware. Com isso, a companhia paralisou sua operação e o governo declarou estado de emergência em 17 estados do país, por conta da interrupção do fluxo de combustível. Na época, o FBI confirmou que o grupo de ransomware responsável pelo comprometimento da rede foi o DarkSide.

 

A Security Report disponibiliza comunicado na íntegra:

 

“ANP informa que está tomando todas as providências para o retorno dos seus sistemas o mais rápido possível. O trabalho está sendo feito de forma criteriosa, para que a retomada ocorra com segurança.  

 

Conforme comunicado previamente, os sistemas estão indisponíveis devido a uma tentativa de ataque cibernético ocorrida na última quinta-feira (4/8). Como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da Agência.  

 

Entre os sistemas indisponíveis, encontram-se o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores (SRD-PR) e das Revendas de GLP (SRD-GLP), e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outros.  

 

Como também informado pela Agência anteriormente, eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) serão compensadas.”

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover anuncia 196 milhões de libras de custo do ciberataque

Montadora britânica ofereceu novas atualizações sobre o processo de recuperação ao prestar contas públicas sobre o desempenho da companhia no...
Security Report | Destaques

Bacen aponta aumento no volume de ciberataques e defende mudanças nas estratégias de SI

Líderes de risco e Segurança ligados ao sistema bancário nacional discutiram as novas descobertas do Banco Central relativas ao aumento...
Security Report | Destaques

Como o básico bem-feito pode evitar incidentes similares à C&M?

Após enfrentar um dos incidentes de Segurança mais custosos da história financeira do Brasil, é o momento de o mercado...
Security Report | Destaques

ANPD determina auditoria de conformidade contra WhatsApp

Em novo despacho, a agência determinou que o aplicativo de mensageria comprove que não utiliza dados pessoais para alimentar outros...