Após incidente, ANP segue trabalhando na retomada de sistemas

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis afirmou que a retomada está sendo realizada de forma criteriosa para que ocorra com segurança. Incidente ocorreu na última semana (04) e ao tomar conhecimento do ocorrido, todos os serviços foram retirados do ar para avaliação

Compartilhar:

Após sofrer uma tentativa de ataque cibernético na última quinta-feira (04) e resultando na indisponibilidade temporária de seus sistemas, a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou em nota, que segue trabalhando de forma criteriosa para que a retomada dos serviços ocorra com segurança.

 

Entre os sistemas indisponíveis, encontram-se o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores (SRD-PR) e das Revendas de GLP (SRD-GLP), e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outros. 

 

“Eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) serão compensadas”, disse ANP em comunicado.

 

Em 2021, um grande incidente envolvendo esse setor ocorreu com a Colonial Pipeline, uma das maiores redes de oleodutos dos Estados Unidos, vítima de um ataque cibernético do tipo ransomware. Com isso, a companhia paralisou sua operação e o governo declarou estado de emergência em 17 estados do país, por conta da interrupção do fluxo de combustível. Na época, o FBI confirmou que o grupo de ransomware responsável pelo comprometimento da rede foi o DarkSide.

 

A Security Report disponibiliza comunicado na íntegra:

 

“ANP informa que está tomando todas as providências para o retorno dos seus sistemas o mais rápido possível. O trabalho está sendo feito de forma criteriosa, para que a retomada ocorra com segurança.  

 

Conforme comunicado previamente, os sistemas estão indisponíveis devido a uma tentativa de ataque cibernético ocorrida na última quinta-feira (4/8). Como medida de segurança, todos os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da Agência.  

 

Entre os sistemas indisponíveis, encontram-se o levantamento semanal de preços, os Sistemas de Registro de Documentos dos Postos Revendedores (SRD-PR) e das Revendas de GLP (SRD-GLP), e o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), entre outros.  

 

Como também informado pela Agência anteriormente, eventuais perdas de prazo em processos administrativos eletrônicos devido à indisponibilidade temporária no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) serão compensadas.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Q-Day à vista: riscos devem acelerar transição para criptografia pós-quântica?

Embora a computação quântica ainda esteja em fase experimental, adversários já se antecipam ao coletar dados criptografados que poderão ser...
Security Report | Destaques

Tribunal Penal Internacional detecta nova tentativa de ciberataque

Corte responsável por julgar crimes contra a humanidade já havia sido alvo de um ataque cibernético em setembro de 2023,...
Security Report | Destaques

Fundamentos da Cyber são construídos por diversidade nas equipes, afirmam gestoras da AWS

As lideranças femininas da provedora de tecnologia de cloud promoveram entrevistas com a imprensa durante o re:Inforce 2025, com o...
Security Report | Destaques

STF define responsabilização de Big Techs por conteúdos criminosos

A Suprema corte concluiu votação sobre a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet, ampliando a responsabilização...