ApliDigital reforça área de produtos com entrada de Fellipe Canale

Com a chegada do executivo como sócio e COO, distribuidora amplia sua atuação no mercado promissor de Cibersegurança, tendo como meta dobrar de tamanho até o final de 2024. Em entrevista à Security Report, o Canale detalha como pretende alcançar o objetivo de reavaliar o portfólio da empresa, visando entregar maior valor à área de produtos e serviços

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A digitalização e o amplo consumo de tecnologia nos negócios impulsionam a adoção da Cibersegurança em todo o mundo. Globalmente, este mercado tem estimativas de sair dos US$ 182 bilhões em 2023 para atingir US$ 314 bilhões até 2028, segundo a consultoria Mordor Intelligence. Na América Latina, a expectativa é de crescimento anual de 6,95%, passando dos US$ 6,9 bilhões em 2023 para chegar aos US$ 11,67 bilhões nos próximos cinco anos. Esses números atraem a indústria de tecnologia para investimentos cada vez mais significativos.

 

É o caso da ApliDigital, uma distribuidora de soluções e serviços de Segurança da Informação que tem como meta dobrar de tamanho até o final de 2024. Para alcançar esse objetivo, a companhia anunciou a contratação de Fellipe Canale como sócio e Chief Operating Officer (COO), cuja missão é destacar não apenas o portfólio da empresa em Cyber Security, mas também reforçar a qualidade do valor agregado oferecido aos clientes.

 

Canale possui mais de 20 anos de experiência no mercado de Cibersegurança, atuando em grandes multinacionais fabricantes e distribuidoras como Westcon, Check Point, McAfee, RSA, Forcepoint e Proofpoint. Seu último trabalho foi um grande marco junto ao time latino-americano da Proofpoint, expandindo as operações em toda a região de 2 funcionários para 40 pessoas em dois anos, sendo 20 colaboradores no Brasil sob a liderança de Canale.

 

Após uma trajetória marcada em empresas internacionais, a missão do executivo como sócio-diretor é liderar uma empresa nacional. Em entrevista à Security Report, ele detalha como pretende cumprir a meta de reavaliar o portfólio da empresa com a soma de tecnologias apontadas como tendências para 2024 como SIEM e XDR, além de soluções com IA e Machine Learning embarcadas.

 

Tanto Canale, quanto o Diretor Executivo, Francisco Gandim, explicam que o objetivo é entregar mais valor para a área de serviços, que, na visão dos executivos, é o diferencial para atrair e apoiar fabricantes com bons produtos, mas sem uma retaguarda de serviços.

 

O Grupo ApliDigital se consolidou no mercado com projeto de SI de todos os tamanhos. A empresa tem capital 100% nacional e soma mais de 200 revendas ativas, além de parcerias com fabricantes como Aqua Sec, Darktrace, Fortra, Hornetsecurity, Imperva, Keysight, Ridge Security, WatchGuard e WithSecure.

 


Graça Sermoud: Você estava à frente da Proofpoint e parecia estar bem com esse desafio. O que o levou a mudar?

Fellipe Canale: Eu estava bem, sim, mas já vinha pensando em promover uma grande mudança na minha vida profissional e pessoal. De verdade, não tinha planos sobre como e quando, mas ao me deparar com a perspectiva de ser sócio-diretor da ApliDigital, foi o momento perfeito para promover essa mudança.

 


GS: Sua trajetória foi marcada por atuações em fabricantes norte-americanos, principalmente. Dessa vez, além da participação societária, você vai atuar em empresa nacional e no segmento de distribuição. É realmente uma mudança radical?

FC: Alguns fatores foram determinantes para essa mudança. Primeiro, a possibilidade de estar à frente de uma empresa nacional e com liberdade para agir e implementar as mudanças que eu considerar importantes.

Segundo, já conheço a ApliDigital desde a minha fase de McAfee. O primeiro contrato nosso, na época, inclusive, foi assinado com a Aplidigital. Depois continuei atuando com eles, tanto na Check Point quanto na RSA.

 


GS: Uma das suas tarefas como COO da ApliDigital, será ampliar e diversificar o portfólio de segurança. Esse é, sem dúvida, um grande desafio. Quais são os principais parceiros de segurança hoje e como você vê o avanço desse portfólio?

FC: Temos a Darktrace, a Imperva e a WatchGuard como os mais importantes. Sendo assim, já possuímos soluções estratégicas e completares com essas três marcas, mas vamos buscar produtos que complementem a linha atual, tanto do ponto de vista de tecnologia, como também de segmentos de mercado, para atender o enterprise e o SMB. Um dos meus trabalhos também será reavaliar todo o portfólio.

 


GS: Você vislumbra olhar para quais mercados internacionais? Você incluiria Israel e China, por exemplo?

FC: Vamos nos concentrar, principalmente, nos mercados mais tradicionais como o Norte-americano e o Europeu. Vejo também que a expertise da ApliDigital na área de serviços é um grande diferencial para atrair e apoiar fabricantes com bons produtos, mas que não possuem uma retaguarda de serviços. E isso vale tanto para o fabricante quanto para os canais.

 


GS: O que seria esse diferencial de serviços? E essa mão de obra para atender a demanda? Afinal temos um grande gap de profissionais qualificados na área de segurança?

FC: Essa foi sempre uma preocupação da ApliDigital, investir em pessoas, reter talentos, mesmo em fases de baixa demanda. Com isso, a empresa construiu um time próprio e bem qualificado. Hoje eu diria que nossa área de serviços é um grande diferencial.

 


O que esperar da nova diretoria?


GS – Qual a expectativa da ApliDigital com a vinda de Fellipe Canale e a criação dessa diretoria?

Francisco Gandim: Nós estamos mantendo uma curva de crescimento acima dos 20% ao ano. Somente em 2023 é que tivemos um percentual de 19%.  A expectativa para esse ano é de dobrarmos a nossa receita. A nova diretoria de operações e a chegada do Fellipe Canale vão contribuir muito para esse resultado, ampliando nossa atuação e trazendo novos produtos.

 


GS – A ApliDigital é uma empresa nacional e manter uma curva de crescimento dessa ordem é um grande desafio diante da concorrência. Qual o segredo?

FG: Com cinco anos de atuação, decidimos focar em segurança, um mercado extremamente promissor. Percebemos que segurança não é capital é inteligência. Já tínhamos o DNA de Cyber Security e fomos nos direcionando gradativamente para esse segmento, abandonando alguns setores como networking e teleconferência. Buscamos também novos fornecedores, mas com uma estratégia focada em garantir poucos e bons produtos.

 


GS: Com a criação da nova diretoria, a intenção é mudar essa estratégia?

FG: Essa estratégia continua sendo válida. Estamos sempre buscando um modelo em que possamos crescer com o fabricante. A busca de novos fornecedores é uma estratégia, sim, mas vamos trazer soluções que agreguem valor.

Por isso a chegada de um executivo mais estratégico para selecionar esses novos parceiros. E vamos nos apoiar cada vez mais no nosso diferencial de serviços como um braço complementar, baseado em nossos recursos humanos, um grande diferencial da ApliDigital.

 

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