ANPD se reúne com órgão britânico para discutir proteção de menores na rede

ANPD marca encontro com agência reguladora internacional para discutir implementação do ECA Digital e reforçar medidas de proteção para crianças e adolescentes

Compartilhar:

A Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou nesta quarta-feira (19) um encontro com a agência reguladora de proteção do Reino Unido, o Escritório de Comunicações (Office of Communications; Ofcom, na sigla em inglês), que aconteceu na última semana.  Segundo a ANPD, a Diretora Lorena Giuberti se reuniu com a parlamentar britânica Baronesa Beeban Kidron, o encontro permitiu a troca de informações sobre o ECA Digital, detalhando suas principais regras previstas.

 

Segundo a agência, o encontro marcou o início da troca de experiências sobre proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital entre ambas as instituições. Como resultado, foi acertado que as duas agências manterão diálogos técnicos regulares. A Diretora compartilhou como a agência está se preparando para a regulamentação e fiscalização do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital) no Brasil, dando continuidade aos trabalhos já iniciados na área de proteção de dados de crianças e adolescentes.

 

De acordo com a ANPD, a  Ofcom forneceu detalhes sobre a implementação prática do Online Safety Act (OSA) no Reino Unido, legislação voltada à segurança digital, e ressaltou seu papel ativo na Global Online Safety Regulators Network, que congrega autoridades de segurança online de diversos países, como Austrália, França e África do Sul. Foi destacado o potencial da cooperação internacional para o intercâmbio de melhores práticas, como a definição de padrões para relatórios de transparência.

 

O comunicado da ANPD reforça que a discussão abrangeu os desafios regulatórios associados à transformação digital, a Baronesa Kidron compartilhou suas impressões sobre a implementação do Online Safety Act no Reino Unido, enfatizando os aprendizados, os avanços já alcançados e as etapas futuras para a consolidação da legislação. O encontro reforçou a importância da cooperação internacional para um ambiente digital seguro para crianças e adolescentes.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

89% das violações em genAI na saúde envolvem dados regulamentados

Relatório anual da Netskope revela que a exposição de prontuários em ferramentas de IA no setor é quase três vezes...
Security Report | Overview

ANPD defende estratégias de data protection nos sistemas do SUS

Evento de Segurança da Informação reuniu entidades e especialistas de proteção de dados para fortalecimento da integridade de dados no...
Security Report | Overview

Campanha de espionagem sequestra Google Drive e Windows para atacar governos

Operação "Silver Dragon" utiliza backdoor personalizado e serviços legítimos do sistema operacional para monitorar instituições públicas na Ásia e Europa
Security Report | Overview

Sistemas legados facilitam ataques de ransomware na indústria brasileira?

Convergência entre TI e chão de fábrica expõe máquinas obsoletas e torna a manufatura o setor mais visado por cibercriminosos