Adidas alerta clientes sobre vazamento de dados pessoais

A companhia de equipamentos esportivos alemã teria direcionado mensagens a clientes registrados em seu banco de dados informando que uma parcela dos registros foram acessados por terceiros não autorizados por meio de um provedor de serviços usados por um dos parceiros da varejista. Em nota divulgada pelo G1, a empresa tomou medidas imediatas para conter o incidente

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A Companhia alemã de produtos esportivos Adidas enviou no começo dessa semana uma mensagem de e-mail a diversos clientes de sua base de fidelizados para informar que tomou conhecimento de acessos indevidos às informações pessoais mantidas internamente pela empresa. A mensagem, publicada pelo portal G1, aponta que nenhuma das informações envolvem senhas, cartões de créditos ou registros relacionados a pagamentos.

 

O acesso teria sido movido por um agente terceiro não autorizado a interagir com informações pessoais, utilizando um provedor de serviços usado por um de seus parceiros. A Adidas ainda admite que, entre as informações expostas, estão incluídos nome, e-mail, telefone, sexo e data de nascimento dos que utilizaram os serviços internos de atendimento da varejista. Porém, o G1 informa que a companhia não divulgou a quantidade exata de clientes afetados.

 

“Tomamos medidas imediatas para conter o incidente e lançamos uma investigação abrangente, colaborando com os principais especialistas em segurança da informação. A Adidas está no processo de informar os consumidores potencialmente afetados, bem como as autoridades apropriadas de proteção de dados e aplicação da lei, de acordo com a lei aplicável”, acrescenta ainda a nota divulgada pelo G1.

 

No momento, a organização tranquiliza os clientes contatados dizendo que não há medidas imediatas a serem tomadas por eles. Todavia, eles devem permanecer vigilantes e atentos a tentativas de contatos suspeitos. A Adidas também alerta nunca entrará em contato diretamente para solicitar informações financeiras, como detalhes de cartão de crédito, informações de contas bancárias ou senhas.

 

“Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado por esse incidente. A privacidade e a Segurança dos dados são nossa prioridade. A Adidas tomou medidas proativas para investigar e conter o incidente, aprimorando ainda mais as medidas de proteção”, conclui o comunicado.

 

A Security Report entrou em contato com a Adidas em busca de mais informações a respeito do vazamento de dados. Até a publicação dessa matéria, não houve retorno, mas ela será atualizada tão logo a companhia se pronuncie.

 

O setor de varejo brasileiro e global é um dos que segue na mira do crime cibernético nos últimos meses entre 2024 e 2025. Um caso recente atingiu as Lojas Marisa, em novembro do último ano, quando um incidente envolvendo ransomware impactou as operações internas da organização, bem como o funcionamento normal do site de e-commerce. Em comunicado enviado à Security Report, a Marisa confirmou que a paralisação se deu em decorrência de um ransomware, mas sem dar detalhes adicionais.

 

*Com informações do Portal G1

 

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