Propagação da fake news relacionada à cibersegurança

No contexto de Segurança, as fake news podem ser usadas para confundir as vítimas e facilitar o sucesso dos ataques, ou para desinformar o público e criar um ambiente de medo e insegurança

Compartilhar:

*Por Alex Amorim 

 

Como todos sabem estamos no meio desta pandemia de ataques cibernéticos onde, a cada dia que passa algumas empresas podem ser vítimas de ataques reais ou ataques falsos.

 

A internet é um espaço vasto e complexo que permite o acesso a informações e recursos inimagináveis em um mundo pré-digital. Infelizmente, esse mesmo ambiente pode ser utilizado de forma maliciosa por indivíduos e organizações que buscam obter vantagens ilícitas. Um dos meios utilizados é a disseminação de fake news relacionadas a ataques cibernéticos.

 

As fake news são informações falsas que são criadas e divulgadas com o intuito de enganar e influenciar as pessoas. No contexto de cibersegurança, as fake news podem ser usadas para confundir as vítimas e facilitar o sucesso dos ataques, ou para desinformar o público e criar um ambiente de medo e insegurança.

 

Um exemplo de fake news relacionada à cibersegurança é a divulgação de informações falsas sobre os alvos dos ataques. Alguns criminosos cibernéticos podem usar táticas de engenharia social para obter informações sobre seus alvos, como o perfil das vítimas e seus interesses.

 

Eles podem, então, criar histórias falsas que parecem atraentes para suas vítimas e levá-las a clicar em links maliciosos ou fornecer informações confidenciais.

 

Outro exemplo é a divulgação de informações falsas sobre a origem dos ataques. Algumas vezes, os criminosos cibernéticos podem tentar colocar a culpa de seus ataques em outras organizações ou países para desviar a atenção de suas próprias atividades.

 

Eles podem até mesmo criar evidências falsas para apoiar suas alegações.

 

Por isso, é fundamental que as pessoas estejam atentas às informações que recebem sobre cibersegurança e verifiquem sempre sua veracidade.

 

É importante que sejam checadas as fontes das informações e se elas estão sendo divulgadas por fontes confiáveis. Se houver dúvidas sobre a veracidade das informações, é importante buscar outras fontes para confirmar sua veracidade.

 

Além disso, é fundamental que as organizações invistam em medidas de segurança cibernética eficazes, como atualizações regulares de software, treinamento de funcionários em práticas de segurança e monitoramento constante de ameaças cibernéticas.

 

As fake news relacionadas a ataques cibernéticos podem ser perigosas e confundir as pessoas, dificultando a defesa contra as ameaças.

 

É importante estar atento às informações que são recebidas e verificar sua veracidade, além de investir em medidas de segurança cibernética eficazes. Somente assim, será possível manter-se seguro no ambiente digital cada vez mais complexo.

 

*Alex Amorim é Especialista em Privacidade e Segurança da Informação, Membro de Conselho, Fundador e Presidente do IBRASPD e Executivo de Cyber Security da Claro Brasil

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...
Security Report | Destaques

É AMANHÃ! Security Leaders Fortaleza debaterá proteção de Ecossistemas e de Infra crítica

A capital cearense receberá a última edição regional do maior e mais qualificado evento de Cibersegurança do Brasil, antes de...
Security Report | Destaques

Banco Triângulo é impactado por incidente de Segurança digital

Caso foi apontado de início por novo alerta emitido pelo Banco Central nesse fim de semana, e confirmado em seguida...
Security Report | Destaques

Banco Central aponta novo incidente cibernético em financeira não autorizada

Em nota divulgada no último fim de semana à vertical de bancos, o Bacen alertou para a subtração indevida de...