Propagação da fake news relacionada à cibersegurança

No contexto de Segurança, as fake news podem ser usadas para confundir as vítimas e facilitar o sucesso dos ataques, ou para desinformar o público e criar um ambiente de medo e insegurança

Compartilhar:

*Por Alex Amorim 

 

Como todos sabem estamos no meio desta pandemia de ataques cibernéticos onde, a cada dia que passa algumas empresas podem ser vítimas de ataques reais ou ataques falsos.

 

A internet é um espaço vasto e complexo que permite o acesso a informações e recursos inimagináveis em um mundo pré-digital. Infelizmente, esse mesmo ambiente pode ser utilizado de forma maliciosa por indivíduos e organizações que buscam obter vantagens ilícitas. Um dos meios utilizados é a disseminação de fake news relacionadas a ataques cibernéticos.

 

As fake news são informações falsas que são criadas e divulgadas com o intuito de enganar e influenciar as pessoas. No contexto de cibersegurança, as fake news podem ser usadas para confundir as vítimas e facilitar o sucesso dos ataques, ou para desinformar o público e criar um ambiente de medo e insegurança.

 

Um exemplo de fake news relacionada à cibersegurança é a divulgação de informações falsas sobre os alvos dos ataques. Alguns criminosos cibernéticos podem usar táticas de engenharia social para obter informações sobre seus alvos, como o perfil das vítimas e seus interesses.

 

Eles podem, então, criar histórias falsas que parecem atraentes para suas vítimas e levá-las a clicar em links maliciosos ou fornecer informações confidenciais.

 

Outro exemplo é a divulgação de informações falsas sobre a origem dos ataques. Algumas vezes, os criminosos cibernéticos podem tentar colocar a culpa de seus ataques em outras organizações ou países para desviar a atenção de suas próprias atividades.

 

Eles podem até mesmo criar evidências falsas para apoiar suas alegações.

 

Por isso, é fundamental que as pessoas estejam atentas às informações que recebem sobre cibersegurança e verifiquem sempre sua veracidade.

 

É importante que sejam checadas as fontes das informações e se elas estão sendo divulgadas por fontes confiáveis. Se houver dúvidas sobre a veracidade das informações, é importante buscar outras fontes para confirmar sua veracidade.

 

Além disso, é fundamental que as organizações invistam em medidas de segurança cibernética eficazes, como atualizações regulares de software, treinamento de funcionários em práticas de segurança e monitoramento constante de ameaças cibernéticas.

 

As fake news relacionadas a ataques cibernéticos podem ser perigosas e confundir as pessoas, dificultando a defesa contra as ameaças.

 

É importante estar atento às informações que são recebidas e verificar sua veracidade, além de investir em medidas de segurança cibernética eficazes. Somente assim, será possível manter-se seguro no ambiente digital cada vez mais complexo.

 

*Alex Amorim é Especialista em Privacidade e Segurança da Informação, Membro de Conselho, Fundador e Presidente do IBRASPD e Executivo de Cyber Security da Claro Brasil

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...