89% das organizações estão mais preocupadas com ameaças com motivação financeira

Levantamento apontou ainda que as ameaças que mais afligem CIOs e CISOs são o phishing e o spear-phishing (76%) e o malware criptografado (66%)

Compartilhar:

A SonicWall lançou a pesquisa Threat Mindset de 2022. O estudo constatou que 66% dos clientes estão mais preocupados com ataques cibernéticos em 2022, em relação a 2021. Para 91% das organizações, a principal ameaça se concentra nos ataques com motivação financeira, como o ransomware. As outras ameaças que mais afligem CIOs e CISOs são o phishing e o spear-phishing (76%) e, finalmente, o malware criptografado (66%).

 

“Ninguém está seguro contra os ataques cibernéticos – sejam indivíduos ou empresas” – disse o presidente executivo do conselho diretor da SonicWall, Bill Conner. ” O cenário de negócios de hoje requer confiança digital persistente para existir. Nos últimos anos, os ataques à cadeia de suprimentos mudaram drasticamente a superfície de ataque da empresa típica, com mais fornecedores e prestadores de serviços lidando com dados sigilosos do que nunca. É provável que tenhamos uma aceleração e evolução contínua das táticas de ransomware, bem como outras ameaças avançadas persistentes (Advanced Persistent Threats – APTs), uma vez que os crimes cibernéticos continuam aumentando pelo mundo afora, em busca de alvos tanto valiosos quanto fáceis”.

 

As empresas não estão apenas perdendo milhões de dólares com intermináveis ataques de malware e ransomware – os ataques cibernéticos em infraestruturas essenciais estão afetando os serviços no mundo real. Apesar da preocupação crescente em relação aos ataques cibernéticos, as organizações estão sofrendo para acompanhar o ritmo acelerado do cenário das ameaças, lutando para orientar seus negócios, suas redes, dados e funcionários contra estes ataques.

 

“O cenário das ameaças em franca evolução tem nos forçado a treinar nossa equipe significativamente mais” – disse Stafford Fields, diretor de TI da Cavett Turner & Wyble. “Esse contexto já nos forçou a gastar mais com segurança cibernética. E o que me assusta é que um usuário final pode clicar em algo e prejudicar todos os nossos sistemas – mesmo estando bem protegidos”.

 

A pesquisa exclusiva da SonicWall sobre a cultura das ameaças revelou constatações adicionais:

 

• A ansiedade em torno das ameaças cibernéticas com motivação financeira: 89% das organizações estão mais preocupadas com ameaças com motivação financeira; 43% dos entrevistados mostraram-se preocupados com as ameaças vinculadas a interesses de governos.

 

• Organizações lentas demais para reagir: Apesar das preocupações crescentes em relação aos ataques cibernéticos, 78% das organizações não solucionam as vulnerabilidades críticas até 24 horas após a disponibilização do patch; outras 12% aplicam os patches críticos somente quando o tempo permite.

 

• Lacunas de competência: 46% das organizações não têm número suficiente de profissionais de TI, enquanto apenas 3% sentem que têm funcionários mais do que suficientes para lidar com as operações de segurança do dia-a-dia.

 

Em um esforço para promover a atenção em relação à segurança cibernética, a SonicWall apoiou o Mês da Conscientização da Segurança Cibernética em outubro colocando ênfase adicional no componente ‘pessoas’ da cibersegurança. Indivíduos, funcionários ou consumidores precisam seguir etapas básicas para proteger as informações e a privacidade on-line, enquanto os fornecedores e prestadores de serviços podem assumir a responsabilidade por meio da implementação de diretrizes de segurança cibernética mais fortes no trabalho, para ajudar na prevenção.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

ANPD volta a defender protagonismo na regulamentação da IA

Em evento organizado pela PUC-Rio, a diretora Miriam Wimmer lembrou que a Lei Geral de Proteção de Dados atribui à...
Security Report | Overview

Procuradores do MPF participam de curso sobre combate à Cibercriminalidade

Treinamento teve como objetivo proporcionar novas competências práticas na investigação de crimes cometidos pela internet...
Security Report | Overview

Dark Web: ambiente profundo é o Pré-Sal do Cibercrime de dados?

Da mesma forma que a reserva petrolífera na costa brasileira se tornou essencial à economia de combustíveis fósseis do país,...
Security Report | Overview

42% dos consumidores tiveram contato com ciberataques em mobile

A pesquisa da Appdome ressalta que tanto os próprios usuários quanto pessoas próximas a eles entraram no radar do Cibercrime....