75% das organizações estão buscando os mesmos grupos de fornecedores de segurança em 2022

Levantamento mostra que empresas tem buscado uma consolidação dos fornecedores de segurança

Compartilhar:

Uma pesquisa do Gartner revelada ontem descobriu que 75% das organizações estão buscando a consolidação de fornecedores de segurança em 2022, bem acima dos 29% registrados em 2020. “Os líderes de segurança e gerenciamento de risco estão cada vez mais insatisfeitos com as ineficiências operacionais e a falta de integração de uma pilha de segurança heterogênea”, disse John Watts, VP Analyst do Gartner. “Como resultado, eles estão consolidando o número de fornecedores de segurança que usam.”

 

A pesquisa descobriu que 57% das organizações estão trabalhando com menos de dez fornecedores para suas necessidades de segurança, pois procuram otimizar para menos fornecedores em áreas-chave, como SASE (borda de serviço de acesso seguro) e detecção e resposta estendidos (XDR).

 

A análise foi realizada online durante março e abril de 2022 com 418 executivos da América do Norte, Ásia-Pacífico e EMEA. Seu objetivo era determinar os esforços e prioridades de consolidação do fornecedor de segurança das organizações e os direcionadores e benefícios dos esforços de consolidação. Durante o evento Gartner Security & Risk Management Summit, que acontece em Londres até hoje, dia 14 de Setembro, os analistas do Gartner estão discutindo de que modo as organizações podem moldar sua estratégia e projetos para fornecedores de segurança.

 

Os dados coletados apontam que as organizações desejam consolidar seus fornecedores de segurança para reduzir a complexidade e melhorar a postura de risco, não para economizar no orçamento ou melhorar a aquisição. Sessenta e cinco por cento das organizações pesquisadas esperam melhorar sua postura geral de risco, e apenas 29% dos entrevistados esperam gastos reduzidos com licenciamento.

 

“A otimização de custos não deve ser o principal fator para a consolidação do fornecedor”, disse Watts. “As organizações que buscam otimizar custos devem reduzir produtos, licenças e recursos ou, em última análise, renegociar contratos.”

 

As organizações que ainda não buscaram a consolidação de fornecedores de segurança indicaram que os dois principais impedimentos para a consolidação eram restrições de tempo e ter uma parceria de fornecedor muito rígida (34% dos entrevistados para cada resposta).

 

Processos de compras demorados ou solicitações de propostas estão permitindo ofertas consolidadas, como XDR para endpoints e SASE para conectividade de borda e segurança com integração no back-end.

 

A pesquisa constatou que 41,5% dos entrevistados planejam adotar o SASE em suas organizações até o final de 2022, enquanto 54,5% das organizações planejam adotar o XDR até o final de 2022.

 

Além disso, descobriu-se que 57% das organizações resolveram ameaças de segurança mais rapidamente após implementar uma estratégia de XDR. Mais da metade das organizações pesquisadas usam projetos SASE para simplificar o gerenciamento de políticas de rede e segurança e melhorar a postura de segurança.

 

“Enquanto 89% das organizações pesquisadas desejam que o SASE e o XDR trabalhem juntos, os líderes de segurança e gerenciamento de risco geralmente optam por mantê-los distintos um do outro, mas garantem que possam interoperar”, disse Dionisio Zumerle, VP Analyst do Gartner. “Esta é uma abordagem validada por 46% das organizações pesquisadas, que permite flexibilidade para selecionar a melhor funcionalidade da categoria.”

 

“Os líderes de segurança e TI devem planejar pelo menos dois anos para a consolidação, pois leva tempo para consolidar efetivamente e considerar os custos de troca de fornecedores estabelecidos”, disse Watts. “Também é importante antecipar a interrupção de fusões e aquisições de fornecedores, pois o mercado de segurança está sempre se consolidando, mas nunca consolidado.”

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Vazamentos geraram cerca de 600 anúncios com dados brasileiros na dark web

Análise da Kaspersky indica que os setores público e de telecomunicações foram os mais visados pelos ataques que resultaram nos...
Security Report | Overview

Febraban alerta para golpe do falso fornecedor

Criminosos investem em anúncios na internet e em plataformas online de serviços de manutenção para cometer crimes com o uso...
Security Report | Overview

Novo malware finge ser assistente de IA para roubar dados de brasileiros, afirma relatório

Pesquisa revela que golpistas estão usando anúncios no Google e um aplicativo falso de IA (DeepSeek) para instalar programa que...
Security Report | Overview

Brasil está entre os dez países com mais ameaças de malware, afirma pesquisa

Relatório indica nações que devem tomar precauções extras para tornar os sistemas corporativos mais resilientes contra ataques como ransomware