700 mil transações suspeitas foram detectadas por antifraude em 2023

Os dados são do Device Fraud Scan, estudo anual da companhia que analisa a tendência de fraudes em transações via navegador e aplicativos. Roubo de contas foi o tipo de fraude mais incidente (60%).

Compartilhar:

O AllowMe, integrado à Serasa Experian, identificou que em 2023 foram detectadas mais de 700 mil transações possivelmente fraudulentas por meio das soluções antifraude de inteligência de dispositivos da empresa, das quais 9 em cada 10 foram realizadas por meio de aplicativos (87,2%).

 

O restante das fraudes ocorreu por meio de navegadores (12,8%) de internet. Os dados fazem parte do “Device Fraud Scan 2024”, um estudo anual da companhia que traz análises sobre tendência de fraudes em transações via dispositivos web e mobile, lançado no Congresso Febraban.

 

Fraudes na Jornada do Usuário

A “jornada do usuário” é um termo que designa cada etapa do fluxo de interação do consumidor dentro de um aplicativo ou site, desde a criação de uma conta ou login até a efetivação de uma transação, como uma compra ou transferência bancária. O Device Fraud Scan mostrou que, do total de possíveis fraudes identificadas por meio de soluções de antifraude de inteligência de dispositivos, em 2023, 32,51% aconteceram na fase do cadastro, 61,24% no login e 6,25% na transação.

 

Ainda segundo o Device Fraud Scan, em relação ao tipo de fraudes em 2023, ocorridas por dispositivos, 60% foram relacionadas ao roubo de contas. A modalidade consiste na apropriação da conta, não só para transações financeiras no caso de bancos, mas também outras atividades como o uso impróprio de redes sociais, aplicativos de transporte, apps de delivery, e-commerces, avaliações, solicitações de reembolsos de planos de saúde, entre outros. Considerando a jornada do usuário, os roubos de conta são identificados no momento de login, troca ou reset de senha e até na troca de dispositivo.

 

“Trata-se de algo tão valioso a ponto de contas roubadas serem negociadas na deep web. Os fraudadores atuam por meio de campanhas de phishing, golpes de engenharia social, SIM Swap, uso de dados vazados e ataques massivos, com o uso de bots automatizados”, explica o Diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Gustavo Monteiro.

 

O Device Fraud Scan mostrou que, em 2023, as tentativas de fraude identificadas por soluções de inteligência de dispositivos da Serasa Experian aconteceram em sua maior parte nos dias úteis e 64% das ocorrências aconteceram em horário comercial “Os fraudadores preferem atuar em intervalos comuns, quando os usuários legítimos mais transacionam e fazem compras on-line”, explica Gustavo Monteiro.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo: Gatilhos inesperados em prompts de IA podem gerar código inseguro

Alerta para desenvolvedores no Brasil, estudo demonstra como o viés em modelos de IA pode introduzir vulnerabilidades em softwares críticos...
Security Report | Overview

Black Friday multiplica pontos cegos de Segurança nas empresas, alerta pesquisa

Corrida por performance e disponibilidade abre brechas justamente no maior pico de transações do ano
Security Report | Overview

Análise alerta que estreias de filmes podem ser usadas como iscas em golpes online

Pesquisa mostra que interesse em grandes lançamentos podem ser usados para aplicação de golpes de streaming e campanhas de phishing...
Security Report | Overview

Magalu Cloud conquista certificação de gestão de Segurança da Informação

Serviço de nuvem foi reconhecida com a ISO/IEC 27001; Magalu Cloud divulga o teste que comprova a confidencialidade e integridade...