70% dos consumidores só confiam em bancos que protegem seus dados

De acordo com a pesquisa da Unico, apresentada hoje (25) na Febraban Tech, adoção de tecnologias como biometria facial e IA está transformando o setor bancário, equilibrando segurança, privacidade e experiência do cliente

Compartilhar:

No dinâmico cenário de Cibersegurança, os bancos estão na vanguarda da inovação, adotando tecnologias que não apenas elevam o cuidado com os dados, mas também aprimoram a experiência do cliente. Um dado crucial se destaca: 70% dos consumidores só realizam transações com empresas que protegem seus dados, enfatizando a necessidade de estratégias robustas de Segurança. Estes é um número coletado pela pesquisa “Bancos do Futuro”, da Unico, apresentada hoje (25) durante a Febraban Tech.

 

A biometria facial está se consolidando como uma das tecnologias mais seguras e eficientes para autenticação de identidade. Atualmente, 75% dos bancos que utilizam inteligência artificial (IA) para melhorar a eficiência e a produtividade adotaram essa tecnologia. Segundo Sergio Biagini, sócio-líder da Deloitte para a indústria de serviços financeiros, a implementação da IA aumentou a eficiência dos processos bancários em uma média de 11%.

 

A autenticação de identidade digital não é apenas uma questão de conveniência, mas um imperativo estratégico. Cerca de 76% dos líderes globais concordam que problemas na autenticação impactam negativamente os resultados financeiros, como transações abandonadas e fraudes. No Brasil, a adoção de tecnologias de identificação digital promete posicionar o país como líder entre as economias digitais globais, impulsionado por um vasto mercado consumidor e um compromisso com a inovação, Segurança e privacidade.

 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre a importância da proteção de dados. Uma pesquisa da McKinsey indica que 70% dos consumidores realizam transações apenas com empresas que protegem seus dados. No entanto, ainda há uma lacuna significativa: cerca de 40% das companhias de varejo não consideram a experiência do consumidor em seus projetos de combate a fraudes.

 

“O processo de captura biométrica está muito mais simples e assertivo do que há cinco anos,” afirma Guilherme Valgas, Diretor de Produtos da Unico. “Por sua vez, a população brasileira está cada vez mais educada sobre a importância da biometria facial e a segurança que ela proporciona”.

 

A mensagem é clara para os líderes de Cibersegurança: adotar tecnologias avançadas de autenticação e implementar estratégias de sólidas são passos cruciais para manter a confiança do cliente. Ao mesmo tempo, é essencial focar na experiência do usuário, equilibrando proteção, privacidade e comodidade. A educação e a conscientização dos consumidores sobre essas medidas são fundamentais para o sucesso contínuo do setor bancário na era digital.

 

A biometria facial e a identidade digital estão redefinindo os padrões de segurança, e os bancos que conseguirem equilibrar esses elementos serão os líderes do futuro. “A população brasileira está cada vez mais educada sobre a importância da biometria facial e a segurança que ela proporciona”, finaliza Valgas.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...