5% das empresas brasileiras já perderam todos os seus dados

Compartilhar:

Pesquisa global da Arcserve detectou número bem superior aos 2% encontrando em mercados mais consolidados da America do Norte, Europa e Ásia

No mês de conscientização sobre a importância do backup e da proteção dos dados, pesquisa global encomendada pela Arcserve e realizada em 11 países apontou que 5% dos entrevistados brasileiros declararam que suas empresas foram vítimas de ciberataques que redundaram na perda total dos dados. Este foi o maior percentual registrado pela pesquisa, bem superior aos 2% constatados em países como Estados Unidos, Canadá, Índia e Japão. Nenhuma empresa da Coréia e do Reino Unido registrou a perda total dos dados.

Tendo como base de consulta mais de mil profissionais diretamente ligados à tomada de decisão técnica ou orçamentária para soluções de gerenciamento, proteção de dados e armazenamento de dados, o levantamento também chama a atenção para o fato de que quase um quarto das empresas globais não possuem um plano abrangente de recuperação de desastres.

Para Patrick Tournoy, vice-presidente executivo de operações da Arcserve, “o mês de conscientização sobre Backup foi criado para ajudar as pessoas a estarem mais conscientes da importância que os dados desempenham em nossas vidas diárias e da importância de mantê-los seguros. É claro que concordamos plenamente com isso e acreditamos que um planejamento robusto e testado de recuperação de dados é fundamental para qualquer plano de backup e proteção”.

A pesquisa encomendada pela Arcserve apontou também que 76% das empresas de médio porte sofreram perda de dados nos últimos cinco anos, sendo que 45% dos entrevistados não conseguiram recuperar todos os seus dados após uma perda. Apenas 24% afirmaram ter um plano de recuperação de desastres bem documentado, rigorosamente testado e atualizado e 77% das empresas de médio porte não possuem um plano de resiliência de dados claramente definido.

Para a proteção dos dados e rápida volta à normalidade operacional, a Arcserve recomenda que as empresas adotem a estratégia de backup de dados 3-2-1-1, na qual são feitas três cópias de backup dos dados em duas mídias diferentes, como disco e fita, sendo que uma dessas cópias fica localizada fora do local para recuperação de desastres. O número 1 final é o backup imutável – elemento-chave para uma proteção bem-sucedida contra ransomware porque os dados são convertidos em um formato de gravação única, lidos muitas vezes e, o que é mais importante, não podem ser alterados.


A pesquisa foi realizada pela Dimensional Research com 1.121 tomadores de decisão de TI completaram a pesquisa. Todos os participantes tinham uma responsabilidade de tomada de decisão técnica ou orçamentária para soluções de gerenciamento, proteção de dados e armazenamento de dados em uma empresa com 100 a 2.500 funcionários e pelo menos 5 TB de dados. A pesquisa foi realizada na Austrália, Nova Zelândia, Brasil, França, Alemanha, Índia, Japão, Coreia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá (América do Norte).


Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Girona F.C. forma nova parceria de Cibersegurança em seus sistemas

O clube espanhol de futebol, Girona FC, adota a arquitetura de cibersegurança para proteger seus ambientes digitais
Security Report | Overview

Tentativas de fraudes online atingem quase 60% dos brasileiros, revela pesquisa

Pesquisa revela que mais da metade dos brasileiros caem em golpes; Compras online e Pix concentram a maior quantidade de...
Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente