27% dos ataques cibernéticos na América Latina miram infraestrutura crítica

Pesquisa da Kaspersky também revela problemas no setor de transporte e manufatura

Compartilhar:

Estudo da Kaspersky revela que 12% das empresas na América Latina sofreram incidentes online devido ao investimento insuficiente em cibersegurança nos últimos dois anos. As organizações mais atacadas foram aquelas de infraestrutura crítica (petróleo & gás, e energia) com 27%. A Kaspersky traz o relatório com principais medidas de segurança e recomendações para essas empresas evitarem ciberincidentes.

A pesquisa global revela que as indústrias de petróleo & gás e energia da América Latina são as mais afetadas por violações online devido à falta de orçamento para implementar medidas de segurança adequadas. Em seguida, o setor de transporte e logística registra 18% das violações, indicando vulnerabilidades significativas.

 

Por fim, as empresas de fabricação são responsáveis por 15% dos incidentes, também destacando a necessidade de melhorias em suas práticas de cibersegurança. Esses dados mostram que a escassez de recursos financeiros e a insuficiência de proteções robustas são problemas críticos em várias indústrias na região.

Entre as medidas para fortalecer a segurança das empresas no período de um a um ano e meio está o software de detecção de ameaças e treinamentos, uma das áreas de investimento mais populares no Brasil (58%). Outras medidas também populares entre as organizações estão a introdução de software de proteção de endpoint (46%), a contratação de profissionais de TI adicionais (43%) e a adoção de soluções de nuvem SaaS (38%).

 

Em resumo, as empresas estão focando em melhorar a detecção de ameaças, proteger dispositivos, aumentar a equipe de TI e utilizar serviços de nuvem para fortalecer sua segurança.

“Hoje, as empresas devem alinhar o investimento em cibersegurança com uma estratégia de negócios e considerar a segurança como um de seus objetivos. É claro que os investimentos devem se justificar e ser efetivos, por isso o departamento de segurança da informação também enfrenta a tarefa de aumentar investimentos no setor. A segurança da informação é encarregada de reduzir o custo de um incidente de cibersegurança. Esses desafios podem ser enfrentados por meio do uso de várias abordagens e tecnologias modernas” comenta Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.

 

Para tirar o máximo com o orçamento de uma empresa, a Kaspersky recomenda implementação de produtos de cibersegurança com Controle Avançado de Anomalias, usar soluções facilmente gerenciáveis e investir em treinamento para todos na empresa – desde a equipe geral até os tomadores de decisão.

 

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

IA agêntica exige CIOs com visão de RH

Artigo trata que IA agêntica surge como “nova colega de trabalho” nas empresas, exigindo dos CIOs uma gestão semelhante à...
Security Report | Overview

Setor de Educação mostra fortalecimento contra o ransomware em estudo

97% da vítimas do segmento recuperaram dados criptografados e pagamentos de resgate caíram drasticamente
Security Report | Overview

Relatório: Ciberataques globais seguem em níveis elevados e Brasil está entre os mais expostos

Os pesquisadores relatam que ataques cibernéticos globais atingiram o volume de quase 2.000 por semana por organização em agosto; no...
Security Report | Overview

Incidentes cibernéticos podem derrubar preço das ações em até 1,5%, revela estudo

Levantamento revela correlação direta entre ataques digitais e perdas financeiras prolongadas nas maiores empresas dos EUA