Yum! Brands comunica roubo de dados após ataque ransonware

Compartilhar:

Na última semana (06), a proprietária das redes de fast food KFC, Pizza Hut e Taco Bell enviou cartas de notificação informando que os invasores roubaram informações como nomes, números da carteira de motorista e de identidade, entre outros dados em incidente ocorrido no dia 18 de janeiro. Em comunicado, empresa afirmou que não há evidências de roubo de informações ou fraudes envolvendo os dados dos clientes

A Yum! Brands, proprietária das redes de fast food KFC, Pizza Hut e Taco Bell, divulgou novas informações sobre o ataque ransomware ocorrido em 18 de janeiro deste ano nos sistemas. Na última quinta-feira (06), em comunicado, a companhia afirmou que não há evidências de roubo de identidades ou fraudes envolvendo os dados dos clientes e explicou que após a descoberta, adotou medidas para bloquear os sistemas afetados, além de notificar as autoridades policiais federais para a apuração do caso.

Porém, de acordo com agências internacionais de notícias, em cartas de notificação enviadas na última semana, a empresa informa que os invasores roubaram informações como nomes, números da carteira de motorista e carteira de identidade, entre outros dados.

“Trabalhamos com as principais equipes forenses e de restauração digitais para investigar e recuperar. Desde o incidente, implantamos tecnologia aprimorada de detecção e monitoramento 24 horas por 7 dias por semana”, explicou a nota.

Após conter o incidente, a Yum! Brands iniciou uma análise detalhada com a ajuda de especialistas externos para identificar se informações pessoais pertencentes aos indivíduos poderiam estar presentes em arquivos que foram afetados durante o incidente. Nesse mesmo comunicado, a companhia confirma que durante essa análise determinou que os arquivos expostos continham algumas informações pessoais, mas não entrou em detalhes e nem o número total de impactos.

No dia 18 de janeiro, a companhia também havia se pronunciado. Na ocasião, cerca de 300 restaurantes no Reino Unido fecharam por um dia. “Embora este incidente tenha causado interrupção temporária, a empresa não está ciente de nenhuma outra interrupção de restaurante e não espera que esse evento tenha um impacto material adverso em seus negócios, operações ou resultados financeiros”, afirmou na época. 

Na tarde desta terça-feira (11), a Security Report entrou em contato com a assessoria da companhia para obter maiores informações, mas sem retorno até o fechamento desta edição.








Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Cisco emite esclarecimento sobre suposto vazamento de dados

Publicações apontando um possível vazamento de dados anunciado em um fórum na Dark Web circularam durante essa semana. Em nota,...
Security Report | Destaques

Regulação da IA: CISOs e operadores do direito analisam Projeto de Lei

O Senado Federal aprovou a lei em plenário neste mês de dezembro, avançando com a possibilidade de estabelecer normas mais...
Security Report | Destaques

CISO no Board: o desafio de comunicar a linguagem da SI ao negócio

Como líderes de Cibersegurança podem ajustar seu discurso para estabelecer uma ponte efetiva com os conselheiros e influenciar decisões estratégicas
Security Report | Destaques

Unidas Aluguel de Carros identifica tentativa de invasão aos sistemas

Registros de que a companhia havia sido atacada por um ransomware começaram a circular nesta semana, quando grupos de monitoramento...