Na última semana (06), a proprietária das redes de fast food KFC, Pizza Hut e Taco Bell enviou cartas de notificação informando que os invasores roubaram informações como nomes, números da carteira de motorista e de identidade, entre outros dados em incidente ocorrido no dia 18 de janeiro. Em comunicado, empresa afirmou que não há evidências de roubo de informações ou fraudes envolvendo os dados dos clientes
A Yum! Brands, proprietária das redes de fast food KFC, Pizza Hut e Taco Bell, divulgou novas informações sobre o ataque ransomware ocorrido em 18 de janeiro deste ano nos sistemas. Na última quinta-feira (06), em comunicado, a companhia afirmou que não há evidências de roubo de identidades ou fraudes envolvendo os dados dos clientes e explicou que após a descoberta, adotou medidas para bloquear os sistemas afetados, além de notificar as autoridades policiais federais para a apuração do caso.
Porém, de acordo com agências internacionais de notícias, em cartas de notificação enviadas na última semana, a empresa informa que os invasores roubaram informações como nomes, números da carteira de motorista e carteira de identidade, entre outros dados.
“Trabalhamos com as principais equipes forenses e de restauração digitais para investigar e recuperar. Desde o incidente, implantamos tecnologia aprimorada de detecção e monitoramento 24 horas por 7 dias por semana”, explicou a nota.
Após conter o incidente, a Yum! Brands iniciou uma análise detalhada com a ajuda de especialistas externos para identificar se informações pessoais pertencentes aos indivíduos poderiam estar presentes em arquivos que foram afetados durante o incidente. Nesse mesmo comunicado, a companhia confirma que durante essa análise determinou que os arquivos expostos continham algumas informações pessoais, mas não entrou em detalhes e nem o número total de impactos.
No dia 18 de janeiro, a companhia também havia se pronunciado. Na ocasião, cerca de 300 restaurantes no Reino Unido fecharam por um dia. “Embora este incidente tenha causado interrupção temporária, a empresa não está ciente de nenhuma outra interrupção de restaurante e não espera que esse evento tenha um impacto material adverso em seus negócios, operações ou resultados financeiros”, afirmou na época.
Na tarde desta terça-feira (11), a Security Report entrou em contato com a assessoria da companhia para obter maiores informações, mas sem retorno até o fechamento desta edição.