WhatsApp e Skype devem se submeter a novas regras de segurança

Serviços de mensagens enfrentarão regras mais rígidas sobre como lidam com dados de clientes na União Europeia

Compartilhar:

Os serviços de mensagens como o Skype e o WhatsApp enfrentarão regras mais rígidas sobre como lidam com dados de clientes sob novas leis de segurança devido à propostas da União Europeia, de acordo com um projeto de lei visto pela Reuters.

 

O executivo da União Europeia querem ampliar algumas regras apenas que se aplicam apenas à operadores de telecomunicações para companhias de internet, oferecendo ligações e mensagens através da internet, conhecido como serviços “Over-The-Top” (OTT), de acordo com o projeto.

 

Os serviços de internet terão que garantir confidencialidade das comunicações e obter o consentimento dos usuários para processar seus dados de localização, copiando disposições similares incluídas em uma lei de proteção de dados separada que deve passar a valer em 2018.

 

As empresas de telecomunicações têm reclamado há muito tempo que empresas como Google, Microsoft e o Facebook sofrem regulamentação mais branda, apesar de oferecem serviços similares.

 

Uma porta-voz da Comissão Europeia não quis comentar sobre o projeto, mas disse que o objetivo da revisão era adaptar as regras à regulamentação de proteção de dados que passará a valer em 2018 e simplificar as disposições sobre cookies.

 

*Com informações da agência Reuters.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Pesquisa: Vulnerabilidades de novembro expõem riscos em plataformas digitais

Relatório aponta que atividades de exploração ativa, campanhas de espionagem e falhas em ferramentas corporativas reforçam a necessidade de atenção...
Security Report | Overview

Estudo prevê as principais tendências para o cenário de fraudes em 2026

Estudo prevê que, em 2026, identidades sintéticas impulsionadas por IA, fraudes profissionalizadas e redes sofisticadas de “mulas de dinheiro” vão...
Security Report | Overview

Malware de aplicativo de empréstimo cresce 43 vezes em dois anos, revela levantamento

De acordo com dados da pesquisa, o Brasil é o 2º país mais atacado por SpyLoan na América Latina
Security Report | Overview

Malware evasivo via conexões criptografadas aumenta 40%, alerta relatório

Estudo mostra que cibercriminosos adotam manobras encobertas para contornar assinaturas com malware zero-day e cadeias de infecção USP