Vodafone Portugal informa restabelecimento gradual dos serviços após ciberataque

Em nota, companhia comenta que iniciou o restabelecimento dos serviços afetados da base de dados móveis de sua rede 4G e ressaltou que o processo está sujeito a algumas limitações em relação à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede

Compartilhar:

Na noite da última segunda-feira (07), a Vodafone Portugal comunicou ao mercado que foi alvo de um ciberataque deliberado e malicioso em sua rede, com objetivo de causar danos e perturbações. Segundo informações da própria companhia, assim que o problema na rede foi detectado, a Vodafone agiu rapidamente para identificar e conter os efeitos e posteriormente repor os serviços.

 

“Já recuperámos os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País mas, infelizmente, a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira (08)”, diz nota.

 

Ainda nesta terça-feira (08), um novo comunicado da empresa informou o restabelecimento dos serviços afetados e reforçou que o processo se encontra condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de clientes.

 

“O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos clientes”, informa nota.

 

A companhia afirma ainda que a investigação sobre o caso já foi iniciada e que irá se prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes, não há quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acessados ou comprometidos.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo sobre o restabelecimento dos serviços afetados na íntegra:

 

“A Vodafone iniciou o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição. Este arranque está de momento condicionado a zonas restritas do País, estando gradualmente a ser expandido para o maior número possível de Clientes. O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos nossos Clientes.

 

Trata-se de mais uma etapa que faz parte do complexo percurso que temos vindo a percorrer e cujo esforço tem sido atenuado pelas muitas manifestações de solidariedade e compreensão que nos têm feito chegar.

 

Continuaremos a atualizar os nossos Clientes sobre a evolução da reposição dos serviços sempre que justificável”.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Governança e transparência são essenciais para o implementação da IA na Administração Pública, afirma Diretor da ANPD

Especialista reforça a importância de mecanismos de governança e transparência para que o potencial da inteligência artificial seja plenamente alcançado,...
Security Report | Overview

Ataque hacker ao protocolo Balancer causa prejuízo de mais de R$ 100 milhões

Invasão a uma das principais plataformas DeFi comprometeu carteiras digitais e reacendeu o debate sobre segurança e auditoria no ecossistema...
Security Report | Overview

Cibercriminosos exploram a Conferência COP30 em novos golpes de phishing, alerta estudo

Estudo mostra ataques que criam sites falsos de hotéis e acomodações fazendo referência à COP30; especialistas da empresa fornecem orientações...
Security Report | Overview

Gartner prevê que violações regulatórias de IA resultarão em um aumento de 30% em 2028

Estudo aponta que penas 23% dos líderes de TI estão muito confiantes na capacidade de suas organizações de gerenciar componentes...