Vivo lança solução de Big Data para combater fraudes no setor financeiro

Nomeada de Antifraude, nova solução apresentada durante o CIAB foi desenvolvida objetivo de reduzir o risco de falsidade ideológica

Compartilhar:

A Vivo Empresas apresenta ao mercado uma nova solução de Big Data durante o CIAB 2019. Desenvolvida para o mercado financeiro e também para o setor varejista, a solução, nomeada de Antifraude, tem como objetivo principal reduzir o risco de falsidade ideológica ao checar a veracidade das informações declaradas pelos clientes no momento da solicitação de crédito ou compra de serviços e produtos.

 

A solução fornece uma classificação da veracidade das informações cadastradas, comparando-as com os dados da base e da rede da Vivo que hoje conta com 73.5 milhões de acessos móveis. No momento do cadastro é necessário o consentimento formal do cliente para a realização da consulta, e todo esse processo é feito de forma que nenhum dado seja compartilhado, uma vez que é apresentado um resultado no formato de score. Na prática, os clientes corporativos da empresa contarão com uma solução que melhora a análise de riscos de fraudes e diminui as perdas com falsidades ideológicas, analisando uma série de variáveis, por exemplo, número do telefone, CPF e endereços.

 

O serviço possui alta escalabilidade para processar grandes volumes de dados com baixa latência e APIs para simples integração. A mecânica é baseada no método consulta-resposta que compara e valida dados de consumidores utilizando como informação de entrada o número do celular ou CPF, com o objetivo de melhorar as taxas de conversão e aprovações de aplicações de produtos ou serviços visando a redução de fraudes.

 

“O lançamento da solução Antifraude está alinhado com o posicionamento da Vivo em ajudar as empresas com serviços inovadores e que vão muito além da conectividade. Já temos vários casos de sucesso em Big Data em diversas verticais, varejo, finanças, logística, turismo e governo, que ajudaram efetivamente nossos clientes a se transformar e se reinventar. No ano passado fomos reconhecidos pela Forrester como líderes mundiais de insights especializados de Big Data, o que endossa nossos esforços neste segmento”, explica o Gerente Sênior de Marketing, Produtos e Inovação B2B da Vivo, Diego Aguiar.

 

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Pesquisa aponta que empresas priorizarão em Segurança, transformação de processos críticos e eficiência operacional em 2026

O estudo mostra que a maior parte das companhias (60%) projeta crescimento no orçamento de TI, sendo que 37% esperam...
Security Report | Overview

53% dos consumidores já confundiram mensagens legítimas com golpes, aponta análise

Estudo alerta para pico de fraudes e reforça importância das comunicações corporativas verificadas durante a temporada de festas
Security Report | Overview

Análise: Novo trojan bancário para Android reforça alerta sobre segurança mobile

Segundo a pesquisa, diferente das ameaças mais antigas, esse trojan utiliza permissões de acessibilidade para capturar informações sensíveis, explorando a...
Security Report | Overview

Setor de manufatura amadurece o uso de IA e reduz riscos, aponta pesquisa

Pesquisa revela que o setor manufatureiro está reduzindo a dependência de ferramentas de IA não autorizadas, com crescimento expressivo no...