Valid Certificadora volta a funcionar após comprometimento

Compartilhar:

Nos últimos dias, comunicado supostamente atribuído à Valid informava que os sistemas de Certificados Digitais foram afetados e que a empresa estava mobilizando todos os esforços para ações de resposta, investigação e documentação do ocorrido. Hoje, empresa esclarece, em nota, o ocorrido

Na tarde do último domingo (16), a Valid Certificadora detectou um comprometimento em seu ambiente tecnológico, levando a empresa a interromper de forma temporária exclusivamente os serviços de certificação digital. De acordo com comunicado enviado à Security Report, os serviços da unidade já foram reestabelecidos e funcionam normalmente depois de 48 horas inativos. Todavia, os sistemas de emissão de novos certificados ainda estão sendo reativados.

Segundo mensagem, a Valid Certificadora informa que não foram detectados movimentos suspeitos de dados, nem qualquer comprometimento na base de dados pessoais de clientes. Além disso, o incidente teria afetado exclusivamente os serviços de Certificados Digitais da empresa, sem nenhum outro impacto nas demais operações da Valid S.A.

A Valid ainda reforça no texto que mobilizou suas equipes de TI nas atividades do plano de proteção e recuperação contra incidentes. Todos os protocolos de controle e segurança da informação foram adotados, e os trabalhos de apuração, documentação e investigação do comprometimento continuam em plena ação.

A Security Report publica na íntegra o comunicado da Valid Certificadora:


A Valid Certificadora informa que restabeleceu os serviços da unidade de Certificados Digitais. A interrupção temporária aconteceu como medida preventiva de segurança, após um comprometimento em seu ambiente tecnológico ocorrido nas últimas 48 horas.


Assim que detectado o incidente, o time de segurança cibernética desativou seus sistemas, isolando-os de acesso externo até que fosse possível restaurar e disponibilizar todos os serviços aos seus clientes.



Informamos também que os órgãos reguladores foram devidamente acionados e as equipes permanecem mobilizadas no plano de proteção, dando sequência ao trabalho de apuração, documentação e investigação sobre o ocorrido.



Com relação à emissão de novos certificados digitais, estamos trabalhando com todos os protocolos de controle e alta segurança para que o sistema seja restabelecido o mais rápido possível.



Reforçamos que os serviços de certificação digital já estão operacionais, e como foram os únicos impactados pelo incidente, as demais operações da companhia seguem normalmente.

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...