UTM Firewall reduz em 30% custos de rede e aumenta produtividade via VPN

Zanthus, fornecedora de automação comercial para o Varejo, adquiriu a solução da BluePex para monitoramento de link de dados e obteve corte de gastos, além de fornecer conexão segura para quem trabalha em home-office

Compartilhar:

Uma redução da conta de internet de R$ 10 mil, para pouco mais de R$ 6 mil. Esse é o primeiro grande impacto sentido pela Zanthus,  fornecedora de soluções de tecnologia e gestão para o varejo, que adotou o firewall UTM da BluePex para o monitoramento de link de dados e a gestão do tráfego de redes.

 

O impacto positivo não foi assimilado apenas nas contas da Zanthus. O gerente de TI da companhia, Paulo Freire, indica que o direcionamento do tráfego de rede aumentou a produtividade dos colaboradores que trabalham na companhia sediada em São Paulo, direcionando a infraestrutura de telecomunicações para o que realmente importa.

 

“Hoje somos capazes de direcionar uma pequena parcela da rede para a navegação supérflua em sites como o Youtube, que consome muitos dados, e assim redirecionamos uma parcela maior da rede para a VPN e a suíte de e-mail utilizada, que são essenciais para o dia a dia da empresa”, conta o executivo.

 

Para ele, as ferramentas de gestão são extremamente importantes para os ganhos de produtividade, mas a proteção oferecida pelo UTM permitiu até uma mudança de hábitos entre os funcionários e clientes da companhia. “O UTM nos permite utilizar conexões VPN (rede de comunicação criptografada) e por isso, desde que adotamos a plataforma da BluePex, podemos nos conectar diretamente com a rede dos clientes e permitir que nossos funcionários façam home-office, o que aumenta a produtividade deles, lhes confere mais conforto para trabalhar e tudo isso é mantido em um ambiente seguro, onde não corremos risco de ataques hackers com ameaças como malwares”, argumenta.

 

O gestor de TI da Zanthus indica que o equipamento UTM foi contratado inicialmente para um melhor controle dos links de dados, mas apenas nesta tarefa acabou melhorando a disponibilidade da rede utilizada nos escritórios da companhia. “Desde então também foram adotadas a VPN para disponibilizar acesso externo, um canal de comunicação que não existia antes, principalmente com nossos clientes”.

 

Um dos motivos alegados pela empresa para a escolha da BluePex foi a facilidade de implementação da solução e o treinamento da equipe. Todo o processo consumiu 30 dias e também foi sinalizada a fácil integração com outras plataformas de TI, como outro fator decisivo para a escolha.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

2026 no radar do CISO: da defesa reativa à segurança estratégica

Entre inovação com Inteligência Artificial, gestão de terceiros e resiliência, a agenda dos CISOs avança para um modelo de Segurança...
Security Report | Destaques

Como a tríade IA, regulação e gestão de terceiros impactou a SI em 2025

Com a IA generativa elevando o patamar das ameaças e o novo Marco Legal exigindo governança sem precedentes, em 2025,...
Security Report | Destaques

Indivíduo é condenado a 9 anos de prisão por DDoS contra o TJ-RS

Incidente se deu em março deste ano, quando o acesso externo ao eProc, sistema que permite o acompanhamento de processos...
Security Report | Destaques

Ciberataque impacta serviços essenciais da prefeitura de São João da Ponte (MG)

Informações recebidas pelo portal G1 e pelo Estado de Minas dão conta de que o município teve parte de seus...