Usina Alta Mogiana confirma ciberataque envolvendo ransomware

Ação cibercriminosa teria comprometido cerca de 123 GB da organização industrial, incluindo arquivos pessoais de colaboradores e projetos financeiros. De acordo com posicionamento da empresa, o incidente já foi solucionado e as autoridades competentes foram acionadas

Compartilhar:

A Usina Alta Mogiana confirmou hoje (17), em nota enviada à Security Report, que foi alvo de um incidente cibernético ocorrido na última quinta-feira (11). Tal ataque hacker, possivelmente causado pelo ransomware Akira, comprometeu informações pessoais de colaboradores e projetos futuros da empresa, totalizando 123 GB de dados vazados.

 

Informações sobre o ocorrido na empresa de sintetização de açúcar começaram a circular logo no dia seguinte, quando grupos de monitoramento de hackers informaram que o grupo de ransomware Akira teria listado a Alta Mogiana como um de seus alvos mais recentes, exigindo como pagamento de resgate US$ 750 mil – equivalente a R$ 4,1 milhões na cotação atual.

 

Além do roubo das informações, o grupo Akira ainda declarava ter paralisado sistemas de balanças, câmeras de segurança, cartões de ponto, entre outras ferramentas físicas, com o objetivo de causar danos às operações industriais e pressionar pelo pagamento do resgate.

 

De acordo com nota enviada à Security Report, a Usina Alta Mogiana confirmou o ataque e o comprometimento da confidencialidade de dados de alguns de seus colaboradores. Devido a isso, de imediato, foram adotadas medidas de Segurança necessárias para conter a situação e mitigar potenciais riscos a outras estruturas do negócio.

 

“Em atenção ao seu compromisso com os mais altos padrões de segurança e transparência, informamos que o incidente já foi solucionado, as autoridades competentes foram devidamente notificadas e as pessoas afetadas foram comunicadas, nos termos da Lei Legal de Proteção de Dados”, acrescentou o comunicado.

 

A Alta Mogiana ainda “reforça seu compromisso com a segurança dos seus colaboradores e clientes e afirma que seguirá aprimorando os seus já rígidos padrões de segurança da informação”.

 

A esta segunda semana de julho foi particularmente marcada por diversos incidentes cibernéticos apurados pela Security Report, parte importante deles ocasionada pela ação de famílias sofisticadas de ransomware. O caso mais evidente foi o da BRASPRESS, cujo incidente resultou na suspensão dos sistemas operacionais. Mas na última atualização feita pela transportadora, as atividades já estavam em pleno funcionamento.

 

A Security Report divulga, na íntegra, posicionamento enviado pela Usina Alta Mogiana:

 

“A Usina Alta Mogiana, em atenção ao seu compromisso com os mais altos padrões de segurança e transparência, informa que, em 11 de junho de 2024, tomou conhecimento de que foi vítima de um incidente de segurança da informação. Este incidente resultou no comprometimento da confidencialidade de dados de alguns de seus colaboradores.

 

De imediato, a companhia adotou todas as medidas de segurança necessárias para conter a situação e mitigar os potenciais riscos envolvidos. O incidente já foi solucionado, as autoridades competentes foram devidamente notificadas e as pessoas afetadas foram comunicadas, nos termos da Lei Legal de Proteção de Dados.

 

A Usina Alta Mogiana reforça seu compromisso com a segurança dos seus colaboradores e clientes e afirma que seguirá aprimorando os seus já rígidos padrões de segurança da informação”.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Fortinet confirma acesso indevido às informações internas

A vendor apresentou novos detalhes sobre ocorrência em nota endereçada ao mercado e grande público, reafirmando que nenhum cliente foi...
Security Report | Destaques

Security Leaders Fortaleza: IA & SI, liderança, maturidade e fator humano estão em destaque

A programação 100% presencial do evento contará com presença de líderes locais em painéis de debate, visando discutir as principais...
Security Report | Destaques

Segurança otimizada de Nuvem: Como equilibrar custos e proteção eficiente?

Um dos principais desafios do gerenciamento de ambientes de nuvem é controlar os custos sem comprometer a eficiência da operação....
Security Report | Destaques

Ataques de ransomware crescem 51% na América Latina, alerta relatório

Seguindo tendência contrária a outras partes do mundo, o cenário de ataques expandiu-se na região, movido especialmente por maior cooperação...