Unimed VTRP confirma vazamento de dados após ciberataque de março

Em atualização publicada na última semana, a divisão da cooperativa na região de Vale do Taquari e Rio Pardo informou ter identificado vazamento de parte de suas informações. A organização reafirma o esforço contínuo de recuperação após o incidente

Compartilhar:

A Unimed VTRP informou, por meio de comunicado publicado no site oficial, que o ataque cibernético ocorrido em março ocasionou o comprometimento de uma série de dados arquivados pela organização. Devido a essa ocorrência, a Unimed regional buscou alinhar procedimentos de Segurança com consultorias para mitigar o impacto no público atendido.

 

O incidente foi relatado pela própria organização ainda no fim daquele mês. Na época, as operações cotidianas da empresa chegaram a ser impactadas, exigindo total dedicação do time de tecnologia para recolocar a estrutura digital em funcionamento. Diante disso, a Unimed disponibilizara um número de telefone para casos de atendimento emergencial.

 

Agora, a cooperativa de saúde expõe mais detalhes sobre o ocorrido. De acordo com o comunicado mais recente, a Unimed seguiu todos os protocolos, segundo a legislação e melhores práticas de mercado, para retomar os sistemas e envolver todos os órgãos reguladores competentes, além das autoridades policiais.

 

Mas depois de um longo processo de monitoramento do pós-incidente, a área de Segurança e Tecnologia confirmou que uma parcela de dados da companhia foram comprometidos. Não foram informadas a origem ou a criticidade dessas informações, porém, a corporação iniciou processos de Segurança junto a consultorias visando reduzir eventuais danos ao público de relacionamento da Unimed.

 

Também foi disponibilizado uma página da internet vinculada ao portal oficial para trazer mais detalhes a respeito do ocorrido, conforme eles forem descobertos. A nota ainda reforça que, logo após o incidente ocorrer, os serviços afetados foram rapidamente reestabelecidos, gerando poucos impactos no atendimento dos cidadãos.

 

“Desde o primeiro momento, a Cooperativa agiu de acordo com a legislação e com total transparência com todos os públicos de relacionamento. A Unimed VTRP foi vítima de criminosos digitais, e está se colocando à disposição para acolher as demandas que chegarem”, conclui o posicionamento.

 

O incidente na Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo se deu logo em seguida a outro ataque mirando uma das divisões da cooperativa. A ocorrência anterior, mirando o braço da companhia em Cuiabá, também paralisou sua rede informatizada de tratamento médico. Todavia, o incidente não chegou a comprometer os dados arquivados internamente.

 

A Security Report publica, na íntegra, o posicionamento da Unimed VTRP:

 

Em 26/03 a Unimed VTRP foi vítima de um ataque cibernético. Naquele momento, a Cooperativa restabeleceu todos os serviços afetados pelo ato criminoso e preservou os atendimentos sem maiores impactos.

 

Nos dias seguintes, a Unimed VTRP seguiu todos os protocolos e diretrizes necessárias de acordo com a legislação e as melhores práticas do mercado, reportando a todos os órgãos e entidades competentes, bem como registro de ocorrência na Polícia Civil.

 

Ao longo do período, houve monitoramento da situação do incidente e na última quarta-feira, 08/05, a Cooperativa identificou que dados foram expostos. Imediatamente ao ocorrido, foram iniciados processos e procedimentos de segurança com consultorias especializadas buscando mitigar ao máximo qualquer tipo de impacto com os públicos de relacionamento da Unimed VTRP.

 

A Cooperativa reforça o compromisso com a segurança dos dados dos clientes e parceiros, práticas que seguem as diretrizes estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

As atualizações sobre este incidente serão publicadas nesta página: unimedvtrp.com.br/incidente-cibernetico.

 

Desde o primeiro momento, a Cooperativa agiu de acordo com a legislação e com total transparência com todos os públicos de relacionamento.

 

A Unimed VTRP foi vítima de criminosos digitais, e está se colocando à disposição para acolher as demandas que chegarem.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Proteção Olímpica: como Paris prepara a Cibersegurança para os Jogos

As ameaças cibernéticas atuais estão de olho na capital francesa durante o evento, com intenções financeiras e sociopolíticas. Autoridades nacionais...
Security Report | Destaques

Governo Federal alerta servidores sobre incidente de Segurança no ColaboraGov

Nesta mesma semana, o Ministério da Gestão e Inovação havia confirmado um ataque cibernético contra o Sistema Eletrônico de Informações...
Security Report | Destaques

Vivara confirma ataque de ransomware aos sistemas corporativos

Incidente teria acontecido no último mês de junho, sem causar impactos significativos nas operações cotidianas. Em nota endereçada ao mercado,...
Security Report | Destaques

Sistema de Informações do Ministério da Gestão sofre ataque cibernético

O Sistema Eletrônico de informações é responsável por gerir documentos e processos digitalizados, visando promover a eficiência administrativa. Em nota,...