Unimed Curitiba garante segurança no modelo home office

Com praticamente o fim do perímetro, instituição contou com a parceria da McAfee durante jornada de proteção do trabalho remoto

Compartilhar:

A pandemia da COVID-19 mudou drasticamente o modelo de trabalho de milhões de brasileiros. O home office ganhou cada vez mais força. Segundo uma pesquisa com 375 empresas no país, realizada pela Talenses Group, holding especializada no recrutamento de profissionais, a expectativa pela permanência do home office é maior no segmento de serviços, com 89%, seguido pelos setores de indústria (79%) e comércio (73%).

 

De acordo com o levantamento, menos de 30% das empresas tiveram dificuldade em implantar o home office. O maior desafio foi lidar com questões culturais relacionadas a este modelo de trabalho, principalmente na indústria.

 

Rodrigo Jose Gorski, Consultor de Segurança na Unimed Curitiba, destaca que o grande desafio do home office era justamente tirar a Segurança debaixo da TI. “Entendemos que a SI faz parte de uma segunda linha de defesa junto às áreas de riscos e compliance. Formamos um departamento de governança corporativa focado em Segurança para melhorar o processo de trabalho remoto”, pontua Rodrigo durante o Congresso Security Leaders, realizado virtualmente pela TVD.

 

O executivo explica que contou com a parceria da McAfee para redesenhar os processos de governança, ainda mais com praticamente o fim do perímetro. A Unimed Curitiba colocou mais de 1.000 funcionários no modelo home office em um período bem curto, no início da pandemia.

 

Em um segundo momento, a empresa partiu para a ferramenta tecnológica com a ajuda de parceiros. Foi feito um planejamento, que vai se alongar em 2021, voltado ao âmbito corporativo a fim de aumentar a eficiência em relação ao perímetro da empresa.

 

O executivo acredita ainda que as pessoas fazem parte do elo importante da Segurança. “Acredito que as empresas em 2020 ganharam mais maturidade e foco em SI. O grande desafio é fazer das pessoas o elo mais forte, por isso é bom contarmos com parceiros”, acrescenta.

 

Jornada da LGPD

 

O setor da Saúde é um dos mais sensíveis no quesito de proteção de dados e, inevitavelmente, trará grandes desafios de adequação à LGPD aos profissionais e organizações desse segmento. Questionado sobre o processo de conformidade, Rodrigo Jose Gorski destaca que a Unimed já estava trabalhando com essa questão.

 

“No nosso setor, temos 50% de dados pessoais e 50% de dados classificados como sensíveis. A Unimed Curitiba, desde 2019, já trazia um projeto voltado para levantamento de processos relativos à LGPD”, diz.

 

Além da LGPD, o setor de Saúde ainda precisa enfrentar outros desafios, como o aumento do ciberataques. “Os níveis de ataques aumentaram durante a pandemia, o que exigiu atenção redobrada com os níveis de Segurança. A Unimed Curitiba está apostando muito na SI e estamos contando com a sustentação de parceiros e fornecedores”, finaliza Gorski.

 

O conteúdo completo do case da Unimed Curitiba está disponível no canal da TVD no Youtube.

Destaques

Colunas & Blogs

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

Jaguar Land Rover confirma vazamento de dados em ciberataque

Em nova atualização sobre o incidente cibernético que paralisou fábricas e pontos de venda da montadora, foi informado que o...
Security Report | Destaques

Novas normas de SI do Bacen ampliam foco sobre Ecossistema seguro, apontam CISOs

Líderes de Segurança da Informação ligados ao sistema financeiro apoiaram as novas exigências de Segurança para que instituições financeiras possam...
Security Report | Destaques

J.Macêdo aposta em unificação de infraestrutura para reforçar segurança

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, empresa cearense destaca como modernizou suas operações para garantir continuidade produtiva e reduzir riscos...
Security Report | Destaques

“Não basta proteger sistemas, temos que garantir serviços digitais com segurança ao cidadão”, diz Prodeb

Durante o Security Leaders Fortaleza 2025, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) apresentou seu novo...