A Gol Linhas Aéreas, na posição de companhia 100% digital nos processos de compras e reservas de viagem, tem como demanda prioritária a preservação tanto da Segurança quanto da performance de sua plataforma para os seus mais de 30 milhões de consumidores. Para garantir um ambiente digital saudável, a companhia precisou transformar sua estratégia de controle de bots por meio da parceria com a Populos e a Akamai.
Conforme explica o Gerente de SI e Cibernética da Gol, Lucas Correia, manter gerenciamento sobre os robôs nas plataformas da empresa é um desafio de Cyber e uma demanda estratégica. Isso porque muitos desses agentes automatizados acessam o canal digital em busca de monitoramento de preços e ações de “scrapping”, gerando tráfego excessivo no site de vendas e impactando a performance do site e a experiência do cliente.
“Os canais online da Gol são a principal via de receita e relacionamento com o cliente, e por isso, eles precisam funcionar constantemente. Porém, bloquear todos os bots também pode significar perdas de negócio, exigindo encontrar o ponto de equilíbrio entre performance, proteção e geração de valor”, explica Correia, durante apresentação do Case de Sucesso na Plenária do Security Leaders Nacional, em São Paulo.
O time de Cyber da organização precisava desenvolver uma estratégia mais proativa e otimizada de proteção dos canais de vendas, e o ponto de partida para isso era mais visibilidade e controle de decisões. Isso foi alcançado a partir da parceria com a Populos e a Akamai, cuja ferramenta permitiu compreender o comportamento dos robôs e saber corretamente quais casos não agregavam valor ao business.
Correia também reforça a importância da proximidade entre a Segurança com outros setores da empresa, especialmente com o time de Site Reliability Engineering (SRE), cujo objetivo principal é garantir a disponibilidade dos canais digitais, considerando a disponibilidade além da proteção. A inclusão de monitoramento diverso, como geolocalização, telemetria, análise comportamental e gestão de bots, reforçaram este novo olhar sobre os acessos automatizados.
O valor gerado pela nova estratégia da Gol se materializou rapidamente em números: o time de SI foi capaz de reduzir em 83% a taxa de bots maliciosos circulando pelos canais digitais, reduzindo custos de cloud e workload, além de ampliar a performance do ambiente. Isso permitiu que a companhia consolidasse sua liderança em volume de buscas por vôos e sua conversão em vendas.
“Todo esse trabalho também é feito com a aproximação do próprio negócio e com a habilitação dele. A Segurança na Gol não é mais vista como inviabilizadora de valor, mas como parte importante nesse processo, enquanto reduzimos a fricção com o usuário, o tempo de resposta dos canais e um consequente abandono de compra. A experiência do cliente se torna também a nossa prioridade”, conclui o executivo.
O Security Leaders Nacional ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro, em São Paulo, e reuniu lideranças de renome na Cibersegurança nacional, em diversas modalidades de networking, troca de experiências, debates e alinhamentos com colegas do setor e parceiros da indústria de SI. Todas as discussões do melhor e mais qualificado evento de Segurança da Informação e Cibernética do Brasil estão disponíveis para serem acompanhadas pelo canal da TVSecurity no YouTube e na página do Security Leaders no Flickr.