TRT-RS comunica que foi vítima de incidente cibernético

Em nota, a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT4 comentou que segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional

Compartilhar:

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região de Porto Alegre (RS), confirmou que foi vítima de um ataque cibernético na última quinta-feira (30), por volta das 12 horas. Segundo comunicado divulgado, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas na infraestrutura tecnológica do TRT4.

 

Após tomar conhecimento da situação, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT4 (SETIC), rapidamente executou as medidas de isolamento e contenção dos danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações.

 

“Os procedimentos realizados até o momento se mostraram eficazes, de forma que não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais, tendo sido assegurada a disponibilidade do PJe durante todo o período”, diz o comunicado.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra do TRT-RS sobre o caso:

 

“A Administração do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4 vem a público comunicar que, no dia 30.09.2021 (quinta-feira), por volta das 12 horas, foram detectados registros suspeitos de atividades maliciosas na infraestrutura tecnológica do TRT4.

 

Imediatamente após a confirmação do ataque cibernético, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT4 (SETIC) executou as medidas de isolamento e contenção dos danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações.

 

Os procedimentos realizados até o momento se mostraram eficazes, de forma que não há indícios de comprometimento ou vazamento dos dados processuais e pessoais, tendo sido assegurada a disponibilidade do PJe durante todo o período.

 

A SETIC segue trabalhando na avaliação da extensão do incidente e atuando com a maior agilidade possível para restabelecer a normalidade e a segurança do ambiente computacional.

 

Por fim, cumpre ressaltar que, além dos esforços de reação ao ataque cibernético e recuperação dos serviços, este Tribunal adotará as medidas legais cabíveis”.

 

Porto Alegre, 1º de outubro de 2021

Conteúdos Relacionados

Security Report | Overview

Estudo mostra sinais de alerta de Cibersegurança que ameaçam as empresas

Baixa maturidade em Cibersegurança, volume massivo de ataques, proteção insuficiente na nuvem, são alguns dos sinais de alerta que precisam...
Security Report | Overview

Análise prevê ciberameaças impulsionadas por IA no setor imobiliário em 2026

O Boletim de Segurança divulgado antecipa ataques mais profissionais, aumentando a fraude com NFC e trojan bancários distribuídos pelo WhatsApp
Security Report | Overview

Instituto Martec fortalece educação em Cibersegurança com nova parceria

Colaboração entre organizações busca capacitar jovens de baixa renda e promover cultura de segurança no ambiente on-line
Security Report | Overview

ANPD divulga iniciativa para esclarecer conceitos do ECA Digital

Iniciativa busca eliminar dúvidas e ambiguidades de terminologia do recém-sancionado ECA Digital, a fim de garantir a aplicação segura da...