O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, no Espírito Santo, comunicou que foi vítima de um ataque cibernético em sua infraestrutura tecnológica no último domingo (20). Ao tomar conhecimento do ocorrido, a equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC) do órgão iniciou as medidas de isolamento e contenção de danos potenciais, a fim de preservar a segurança e a integridade das informações.
As equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC) do Tribunal, em conjunto com a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (ETIR), segue atuando nos desdobramentos decorrentes do incidente.
Após algumas análises complementares realizados, não foram encontradas evidências de que houve comprometimento da integridade dos dados dos sistemas do Regional. “Em paralelo aos esforços de reação ao ataque cibernético e recuperação dos serviços, os agentes envolvidos trabalham no levantamento das informações necessárias para a adoção das medidas legais cabíveis”, diz nota divulgada.
Por conta do incidente, audiências e sessões de julgamento estão suspensas até que seja restabelecida a segurança do tráfego de dados nos sistemas. Já os serviços em nuvem, como correio eletrônico, comunicador interno (Teams) e arquivos (OneDrive), continuam acessíveis para servidores e magistrados.
A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra sobre o caso:
“A equipe técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (SETIC) do Tribunal, em conjunto com a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética (ETIR), segue atuando nos desdobramentos decorrentes do ataque cibernético ocorrido no domingo, dia 20 de fevereiro.
Análises complementares realizadas até o momento não encontraram evidências de que houve comprometimento da integridade dos dados dos sistemas do Regional. Em paralelo aos esforços de reação ao ataque cibernético e recuperação dos serviços, os agentes envolvidos trabalham no levantamento das informações necessárias para a adoção das medidas legais cabíveis.
Ressalta-se que, embora as audiências e sessões de julgamento estejam suspensas até que seja restabelecida a segurança do tráfego de dados nos sistemas, os serviços em nuvem disponibilizados por este Egrégio, como correio eletrônico, comunicador interno (Teams) e arquivos (OneDrive), continuam acessíveis para servidores e magistrados”.