[bsa_pro_ad_space id=3 delay=8]

Tribunal de Justiça do DF anuncia restabelecimento dos sistemas após incidente

Em novo comunicado, órgão afirmou que neste primeiro momento, foram liberadas funções essenciais do Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O sistema ainda pode enfrentar instabilidades pontuais por conta da eventual necessidade de ajustes

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (03) o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e o Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) foram restabelecidos após o órgão identificar uma atividade suspeita no acesso de seu datacenter no último domingo (31). Como medida de segurança os sistemas foram desligados. Em comunicado divulgado nesta terça-feira (02), o TJDFT afirmou que não houve comprometimento em sua base de dados.

 

Ainda sobre o restabelecimento, neste primeiro momento, foram liberadas as funções essenciais do PJe de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O órgão ainda reforça que o sistema pode enfrentar instabilidades pontuais por conta da eventual necessidade de ajustes e ressalta que o restabelecimento total do PJe será feito de forma gradual.

 

“O restabelecimento do PJe não implica a retomada do curso dos prazos, que estão suspensos por motivo de força maior, conforme Portaria Conjunta 101/2022. Segundo o documento, fica assegurada às partes a restituição do prazo por tempo igual ao que faltava para sua complementação”, diz comunicado.

 

Em 2021, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul também foi vítima dos cibercriminosos e teve seus sistemas de informática impactados. Na ocasião, a equipe de segurança chegou a orientar os usuários internos a não acessarem os computadores de forma remota, nem se logarem nos computadores dentro da rede do TJ. Posteriormente, o órgão anunciou o restabelecimento dos serviços e descartou qualquer vazamento de dados de seus usuários.

 

A Security Report disponibiliza o comunicado completo na íntegra:

 

O Sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) e o site do TJDFT foram restabelecidos, nesta quarta-feira, 3/8. O PJe, entre outros sistemas do Tribunal, foi desligado como medida de segurança no último domingo, 31/7, após detecção de atividade suspeita no acesso ao datacenter do TJDFT. Não houve comprometimento à base de dados.

 

Neste primeiro momento, foram liberadas as funções essenciais do PJe de 1º e 2º graus, bem como o painel antigo e a visualização de documentos. O TJDFT ressalta que o sistema está sujeito a instabilidades pontuais em razão da eventual necessidade de ajustes. O restabelecimento total do PJe será feito de forma gradual.

 

ATENÇÃO: O restabelecimento do PJe não implica a retomada do curso dos prazos, que estão suspensos por motivo de força maior, conforme Portaria Conjunta 101/2022. Segundo o documento, fica assegurada às partes a restituição do prazo por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

 

O expediente da Secretaria e dos Ofícios Judiciais da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios segue suspenso no dia 4 de agosto de 2022, conforme Portaria Conjunta 101 de 02 de agosto de 2022.

 

Durante a suspensão do expediente, o TJDFT funciona em sistema de plantão pelo Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA) para atendimentos apenas de medidas urgentes, como habeas corpus, medidas protetivas e medidas que impliquem perecimento de direito, alimentos, entre outras.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (61) 3103-7338 ou 99989-7254 ou pelo e-mail nupla@tjdft.jus.br.

 

Conteúdos Relacionados

Security Report | Destaques

O Burnout Silencioso dos CISOs (Chief Information Security Officers)

Cada vez mais pesquisas de instituições relevantes apontam um processo acentuado de exaustão por parte dos Líderes de Segurança em...
Security Report | Destaques

AWS: Descentralização permite priorizar cultura de Segurança nas empresas

O representante de Segurança Cibernética da Amazon Web Services na América Latina, Marcello Zillo, conversou com jornalistas durante o re:Inforce...
Security Report | Destaques

Deputados do Partido Liberal são alvos de hacktivismo nas redes

No último fim de semana, membros da bancada do partido na Câmara tiveram sites oficiais e contas nas redes sociais...
Security Report | Destaques

73% das violações no mundo ocorreram por ransomware, alerta SEK

Baseada nos números gerados pelos mais de um milhão de alertas no SOC da companhia, o estudo Think Ahead Report...